O presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, reclamou hoje à Segurança Social que resolva, com caráter "de urgência", o problema de falta de uma creche no concelho.

"Temos feito esforços para criar políticas ativas para a fixação de jovens casais no território, e com a falta deste equipamento é praticamente impossível", disse o autarca à agência Lusa.

Em Vimioso, no distrito de Bragança, não existe nenhuma creche e "apenas" quatro amas sociais, cuidam de 16 crianças até aos três anos de idade, o que é considerado "muito pouco" para "as reais necessidades do concelho transmontano".

"Em 2016 nasceram no concelho de Vimioso 26 crianças. Destas, duas dezenas residem na sede de concelho. Não há dia nenhum que não venham pais queixarem-se de que não têm um local onde deixar os seus filhos", indicou.

Ricardo Pereira, bombeiro de profissão, é um dos queixosos. Refere que a esposa tem de levar a filha de cinco meses para o trabalho, porque não tem uma creche para a deixar.

"Esta situação causa-nos muitos transtornos, já que o local de trabalho da minha esposa não tem condições de conforto para que uma criança de tão tenra idade possa passar o dia", frisou.

Face a esta situação o autarca de Vimioso mostra-se disponível, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Vimioso (SCMV), para fornecer um espaço com condições "condignas" para a entrada em funcionamento de uma creche, de forma imediata.

"Há uma solução para resolver esta necessidade e que passa pela Segurança Social poder financiar de imediato, em colaboração com o município, os primeiros meses de funcionamento da creche", frisou.

Desta forma, o autarca diz-se disposto a "cofinanciar" a SCMV enquanto não saem "os acordos de financiamento", com a Segurança Social.

"Não podemos deixar que a situação se agudize, porque já há pais a equacionar em viver noutros concelhos vizinhos porque não têm onde deixar os filhos", enfatizou.

Contactado pela Lusa, o Instituto da Segurança Social (ISS) avançou que "as hipóteses de solução do problema, a curto prazo, passam por se desbloquear o acesso ao Curso de Formação Inicial de Certificação de Competências para as candidatas a amas".

Segundo o ISS, esta é uma situação que a Segurança Social "têm vindo a encetar todos os esforços, ou vir a ser celebrado um acordo de cooperação para creche com a SCMV nos moldes que vierem a ser definidos para 2017, estando, de resto, já priorizada a resposta em sede de mapeamento da Segurança Social".



PARTILHAR:

Sexta-feira 13 é noite das bruxas em Montalegre

Membro do Governo recebeu Delegação da RIONOR