O município de Alijó vai lançar a campanha “Gota a gota, não seque esta ideia” para alertar ao uso racional da água e garantir níveis de abastecimento “em quantidade e qualidade” nos próximos meses, foi hoje anunciado.

Numa altura em que a ausência de precipitação começa a dar sinais de ameaça de seca, a autarquia do distrito de Vila Real “quer desafiar a população a ganhar e consolidar hábitos diários de utilização racional de água”.

“É fundamental começarmos a poupar já hoje a água de amanhã. Temos de ter consciência de que a água não é um bem ilimitado e que deve ser utilizada de forma moderada e consciente”, sublinhou o presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes, citado num comunicado divulgado pela autarquia.

A campanha “Gota a gota, não seque esta ideia” foi lançada pelo município inicialmente em 2018 e vai ser, agora, recuperada para “relembrar e motivar a população de quais os comportamentos responsáveis que podem e devem ser adotados durante todo o ano”.

Segundo a câmara, o nível de armazenamento da barragem de Vila Chã, que abastece grande parte do concelho de Alijó, encontrava-se, em janeiro, a 58% da sua capacidade.

"É um número bastante abaixo da média para esta época do ano. Ainda que não seja crítico, é fundamental iniciar já esta campanha de sensibilização para a utilização racional de água, de modo a garantir o abastecimento nos meses mais quentes”, defendeu José Rodrigues Paredes.

No âmbito desta campanha, o município vai divulgar vários conselhos práticos que irá fazer chegar à população através da fatura da água, das redes sociais e em locais públicos, com o objetivo de “sensibilizar para o valor da água e para a importância de abandonar hábitos de desperdício”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em janeiro “verificou-se um agravamento muito significativo da situação de seca meteorológica, com um aumento da área e da intensidade, estando no final do mês todo o território em seca, com 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema”.



PARTILHAR:

Feira dos Sabores de Chaves presencial para dar sinal de normalidade

Centro de Melhoramento de Raças Autóctones pronto em 2023