A Câmara de Montalegre marcou hoje a Feira do Fumeiro entre 28 e 31 de janeiro, explicando que o certame que se realizará num formato diferente devido à pandemia, apenas com os produtores e sem provas no recinto.

Mal o Presidente da República anunciou que as eleições presidenciais se vão realizar a 24 de janeiro, Montalegre avançou com a data para a Feira do Fumeiro e do Presunto, aquele é um dos principais eventos do concelho do distrito de Vila Real.

O certamente decorrerá entre os dias 28 e 31, para não coincidir com ato eleitoral, e realizar-se-á em moldes diferentes devido à pandemia de covid-19.

“Vamos ter em 2021 uma feira radicalmente diferente, com menos produtores, menos expositores e sem a grande festa que se realiza sempre à volta do fumeiro de Montalegre”, afirmou o vice-presidente do município, David Teixeira aquando de uma reunião de preparação do evento, que decorreu no dia 12.

Dentro do pavilhão multiúsos não haverá “comes e bebes”, nem provas de, por exemplo, presunto ou licores, haverá uma entrada única para que haja contabilização fácil dos visitantes e, nos stands, o produto estará mais protegido.

“Queremos que as pessoas continuem a vir a Montalegre, mas com a certeza de que todo o sistema que está pensado é com toda a segurança possível”, frisou o autarca.

Na feira realizada em janeiro foram comercializadas cerca de 50 toneladas de fumeiro, com um volume de negócios na ordem dos três milhões de euros.

Há 58 produtores registados no município do distrito de Vila Real.

Para além da feira "física", Montalegre lança também em janeiro uma plataforma ‘online’ para venda do fumeiro.

A venda ‘online’ já estava a ser pensada há algum tempo, mas o processo foi agora acelerado devido à crise pandémica e o objetivo é conquistar novos mercados e proporcionar negócios por um período mais longo do que os quatro dias da tradicional feira.

“São precisas novas formas de chegar aos consumidores porque seria uma tragédia económica para as famílias se o fumeiro não se vender. Temos de ter coragem para criar formas de divulgar, vender e distribuir o produto que já tem qualidade e que já fidelizou uma romaria a Montalegre em janeiro”, referiu David Teixeira.

Os consumidores poderão fazer as encomendas e pagar aos produtores através da plataforma. O município vai assumir os custos do transporte para encomendas superiores a 100 euros na região Norte.

Haverá também a possibilidade de se fazerem encomendas para levantamento em casa dos produtores ou num local que ficará reservado para o efeito na feira.

A plataforma “Fumeiro de Montalegre” surge de uma parceria com a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e o município.

“Os produtores que assim o entenderem devem agarrar este desafio e confirmarem o seu interesse em participar porque é uma oportunidade de venda nesta fase mais complexa. É normal que haja uma quebra, dadas as circunstâncias, no entanto, há clientes fiéis que vão utilizar os meios disponíveis para chegaram ao fumeiro de qualidade que tanto apreciam”, acrescentou Boaventura Moura, presidente da Associação de Produtores.



PARTILHAR:

Alfândega da Fé dá 'vouchers' às famílias para compras de natal

Autarca de Miranda com “reservas” sobre fundo de trespasse das barragens