O Azeite Porca de Murça recebeu o prémio do melhor Azeite do Mundo nas quatro principais variedades de Trás-os-Montes (Cobrançosa, Cordovil, Verdeal e Madural) de acordo com o “Evoo World Ranking”.

Este “ranking mundial” foi criado pela Associação Mundial de Jornalistas do Vinho e de Bebidas Espirituosas (WAWWJ) para comunicar ao consumidor a qualidade dos Azeites Virgem Extra mais premiados do Mundo e é publicado anualmente há mais de onze anos com base no sistema de classificação WRW & S (World Ranking Wine & Spirit).

Segundo Francisco Vilela, Presidente da Cooperativa dos Olivicultores de Murça, “Esta distinção a par do reconhecimento no mês de maio, por análises químicas no Concurso Internacional de Málaga, em que o lote DOP e Cobrançosa forma respetivamente considerados o terceiro e quarto azeites mais saudáveis do Mundo pela sua constituição equilibrada em ácidos gordos saudáveis e polifenóis provam, de forma incontestável, a qualidade dos Azeites produzidos pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça”.

Refere ainda que “A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça conseguiu com o seu inovador produto, o Azeite com Cacau, ser o único Azeite aromatizado de Portugal premiado internacionalmente e a constar no chamado «TOP 10 Societies of Flavored Oil of the World 2023», um Ranking historicamente liderado por Azeites Gregos. A confirmação que esta inovação sem paralelo no setor oleícola, de dois frutos com uma simbiose perfeita, quer nos aromas, quer nas suas caraterísticas aromáticas e quer nos benefícios do seu consumo para a saúde foi uma aposta ganha.”

O Azeite Porca de Murça, só em 2023, em 11 dos maiores concursos internacionais, conquistou cerca de 50 medalhas com as suas edições DOP, Cobrançosa, Madural, Cordovil, Verdeal, Biológico e Azeite com Cacau.

Conseguiu o pleno ao receber em todos estes Concursos Internacionais medalhas de Ouro e inclusive foi distinguido no Concurso Olivinus na Argentina com um Prémio Inovação em Lata com o Azeite Aromatizado por fusão com Cacau de São Tomé e Príncipe.

Este azeite transmontano conquista agora o mais alto patamar do pódio dos melhores azeites do mundo, demonstrando ser o verdadeiro embaixador da qualidade do Azeite de Trás-os-Montes e particularmente de Murça, pelo Mundo.