O município de Mogadouro vai investir cerca 1,35 milhões de euros na construção de uma nova cantina escolar, tratando-se de um equipamento reclamado há vários anos pela comunidade, anunciou hoje o presidente da câmara.

"Quando reclamei que se deveria construir de raiz uma nova cantina escolar ou reabilitar a existente não fui muito bem acolhido pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Tive de voltar a explicar, a quem de direito, que a atual cantina estava obsoleta, e as obras não foram incluídas na requalificação do parque escolar no distrito de Bragança, explicou à Lusa, Francisco Guimarães.

Ultrapassados "diversos contratempos" foi elaborado um novo projeto, que foi candidatado a fundos comunitários, e, depois de aprovado, a ambicionada cantina escolar vais ficar instalada no edifício da antiga escola Preparatória Trindade Coelho.

"Vamos reabilitar o antigo edifício que se encontra obsoleto e aí instalar a futura cantina escolar. Este novo equipamento será igualmente colocado à disposição da comunidade em geral", vincou o autarca.

Outras das vantagens apontadas pelo presidente da Câmara de Mogadouro é que os alunos do 2.º e 3.º ciclos de ensino não precisão de sair de fora do recinto, já que o edifício tem ligação com todas as áreas destinada às salas de aula, polidesportivo, campos de jogos e outros equipamentos.

"Para já só dispomos de um financiamento de 250 mil euros provenientes de fundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER, e a obra está orçada em 1,35 milhões de euros. Vamos ter de arranjar outros financiamentos, ou recorrer aos cofres da autarquia. De qualquer forma, a obra é para avançar o mais rápido possível", assegurou Francisco Guimarães.

A atual cantina escolar de Mogadouro está instalada fora dos muros do agrupamento escolar, o que leva a que os alunos tenham de atravessar a rua para fazerem a suas refeições.

Cerca de 700 alunos, que vão desde o pré-primário ao 12.º ano, frequentam os Agrupamentos de Escolas de Mogadouro, no ano letivo, que hoje começa.



PARTILHAR:

UTAD vai aderir à Magna Charta Universitatum

Crianças de Vinhais com tudo gratuito na escola