A Santa Casa da Misericórdia de Montalegre revelou hoje ter detetado uma utente do lar com covid-19 em testes de despistagem realizados após informação de que dois médicos do centro de saúde local estavam infetados.

A provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre disse em comunicado que, depois de ter conhecimento que havia dois médicos infetados por covid-19 no centro de saúde de Montalegre, tomou a iniciativa de "testar dois utentes e uma funcionária que tinham ido a consulta com os referidos médicos", tendo sido testadas mais quatro trabalhadoras.

“Tivemos o resultado hoje e uma utente testou positivo para a covid-19. É uma senhora de 80 anos e está assintomática”, esclareceu a instituição, que suspendeu as visitas por cautela.

A Misericórdia referiu que aquela utente “tinha ido ao centro de saúde de Montalegre e duas vezes ao Hospital de Chaves” e que esteve “sempre em isolamento” no Lar São José.

Até sexta-feira, vão ser testados todos os utentes e funcionários da instituição, sendo que os 22 trabalhadores que tiveram contacto com a idosa foram testados hoje.

Por precaução, a Misericórdia suspendeu as visitas ao lar e assegurou que a utente com covid-19 está num quarto com acesso direto para o exterior, sendo por aí que é prestado todo o serviço, evitando passagem ou contactos do pessoal no interior.

As autoridades não estão a associar estes casos positivos na sede do concelho com o surto na freguesia de Salto, que dista cerca de 40 quilómetros de Montalegre e onde se contabilizam hoje cerca de 50 casos de covid-19.

O surto nesta localidade foi detetado há uma semana no Lar de Nossa Senhora do Pranto e alastrou-se para a comunidade, havendo, por exemplo, casos positivos nas escolas, nos bombeiros e na junta

Alberto Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Salto, disse que as ruas da vila estão, por estes dias, praticamente vazias, que já há estabelecimentos comerciais fechados e que à escola básica só foram hoje duas crianças, num universo de cerca de 70.

O autarca considera que as pessoas “estão apreensivas e retraídas”, mas "a enfrentar” o problema.

Hoje realizaram-se testes a uma turma da Escola do Baixo Barroso (Venda Nova) e também a funcionárias e crianças do jardim de infância de Salto.

No distrito de Vila Real, o concelho de Montalegre é o que contabiliza mais casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

 

Montalegre reforça medidas e apela à população para ficar em casa

O presidente da Câmara de Montalegre apelou hoje à população para permanecer em casa, evitar saídas desnecessárias e usar permanentemente a máscara e anunciou um reforço das medidas para travar a disseminação da covid-19 no concelho.

Orlando Alves disse, em comunicado, que há, neste momento, duas cadeias de transmissão no concelho, uma em Salto e outra em Montalegre, vilas que distam cerca de 40 quilómetros.

Segundo especificou, em Salto, até ao momento, há 52 casos registados que estão espalhados pelo Lar Nossa Senhora do Pranto, bombeiros, escola secundária do Baixo Barroso, escola de Salto e particulares.

Em Montalegre, foram detetados dois médicos positivos no centro de saúde e uma utente do Lar São José, da Santa Casa da Misericórdia.

“Face à constatação de o vírus estar disseminado por todo o território concelhio apelo a todos que permaneçam em casa, evitem saídas desnecessárias e concentrações sem o necessário distanciamento. Mais se apela ao uso permanente de máscara e higienização continuada das mãos. Se todos assim fizermos sairemos vencedores”, afirmou Orlando Alves.

Perante a evolução da epidemia no concelho, o município decidiu reforçar as medidas já implementadas em Salto e determinou o encerramento do Castelo de Montalegre, a suspensão das feiras por tempo indeterminado, o encerramento às 22:00 dos estabelecimentos de restauração e de cafés e a proibição de participação em velórios.

Foi ainda solicitado ao párocos para diminuírem “ao máximo possível” as celebrações litúrgicas.

Os horários dos funcionários municipais foram alterados para reduzir o número de presenças em atividade de funções e foram desconcentrados os horários das brigadas externas da câmara.

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Montalegre foi acionado na sexta-feira, após terem sido conhecidos os casos positivos em Salto.

No distrito de Vila Real, o concelho de Montalegre é o que contabiliza mais casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico de segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o início da pandemia o distrito registou 553 infetados com o vírus SARS-CoV-2, mais 75 do que os apresentados há uma semana.

Portugal contabiliza pelo menos 2.040 mortos associados à covid-19 em 81.256 casos confirmados de infeção.

Textos:  PLI // MSP - Lusa

Foto: António Pereira

 



PARTILHAR:

IPB vai disponibilizar 1.372 vagas na segunda fase

Idosas que morreram em Bragança tinham várias doenças associadas à idade