A Santa Casa da Misericórdia de Cerva, em Ribeira de Pena, anunciou que vai aplicar 1,75 milhões de euros na ampliação do lar de idosos para dar resposta às necessidades resultantes do envelhecimento da população.

O lançamento da primeira pedra da obra realizou-se no sábado, conta com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e assinala o centenário da Santa Casa da Misericórdia de Cerva, que foi fundada a 12 de abril de 1918.

A diretora da instituição, Lisete Gonçalves, disse à agência Lusa que, atualmente, a instituição possui um "minilar" com 11 utentes e que, após as obras de ampliação, irá ficar com capacidade para acolher mais 29 utentes, num total de 40.

A responsável disse que a lista de espera para a designada Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) é já de 48 utentes, tratando-se, por isso, de uma valência que é preciso aumentar para dar resposta às necessidades.

O investimento previsto é de 1,75 milhões de euros, a obra deverá demorar cerca de 24 meses a ser concretizada e, quando entrar em funcionamento, irá criar mais cerca de 10 postos de trabalho.

A Misericórdia irá, segundo Lisete Gonçalves, recorrer a um empréstimo e ainda preparar uma candidatura a fundos comunitários, contando ainda com um apoio da Câmara de Ribeira de Pena.

A Santa Casa de Cerva possui ainda as valências de creche, jardim-de-infância, centro de dia e apoio domiciliário que é a resposta social com mais utentes, nomeadamente 143 pessoas. No total serve cerca de 230 utentes da União de Freguesias de Cerva e Limões.

A cerimónia de sábado contou com a presença o padre Lino Maia, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), o bispo de Vila Real, Amândio Tomás, o provedor da Misericórdia de Cerva, Joaquim Costa, o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

“Há Festa na Aldeia” vai ao baú das tradições para combater o isolamento

Jovem de 22 anos morre na sequência de tiroteio em Valpaços