Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG), que entrou em funcionamento no passado sábado em Miranda do Douro, garante a distribuição de gás natural a uma rede com cerca de 12km que abastecerá cerca de 1.000 habitações.

Miranda do Douro já tem gás natural. A Sonorgás – Sociedade de Gás do Norte, empresa do Grupo Dourogás, detentora da licença para distribuir o gás natural no concelho de Miranda do Douro, concluiu a construção da Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG), que entrou em funcionamento no sábado, dia 25 de junho, permitindo abastecer mais de mil habitações através de uma rede de distribuição domiciliária com cerca de 12 km de extensão.

Com um investimento de 2,2 milhões de euros, esta infraestrutura é celebrada com uma cerimónia oficial na Câmara Municipal de Miranda do Douro, liderada pela Presidente Helena Barril, e com a festa dedicada aos colaboradores do Grupo Dourogás que celebra 28 anos. “Este é mais um passo no cumprimento do nosso compromisso com o interior do país. Com este investimento e estas infraestruturas, passamos a garantir o acesso ao Gás Natural, proporcionando condições para gerar impactos positivos e reais na economia e no desenvolvimento regional. O Gás Natural é uma alternativa energética mais económica e mais limpa, o que permite às famílias um maior nível de poupança”, destaca Eduardo Viana, presidente-executivo da Sonorgás.

Com origem em Vila Real, o Grupo Dourogás iniciou a sua atividade em 1994 – celebrando em 2022 o seu 28º aniversário – e é fruto da colaboração entre um conjunto de empresários e as autarquias dos municípios que ficaram excluídos da primeira concessão de Gás Natural atribuída pelo Estado. Tendo na sua génese a construção de redes de distribuição de gás, a aposta da Dourogás é atualmente na produção de gases renováveis – como o biometano produzido a partir de resíduos urbanos e de lamas de ETAR – que, em breve, também poderão ser injetados na rede da Sonorgás, providenciando uma energia mais limpa e com menor impacto no ambiente, e ajudando o País a dar cumprimento às metas de descarbonização da economia.

Pioneiro no abastecimento de gás natural em Portugal, o Grupo Dourogás esteve na génese do processo que tornou possível a chegada do gás natural ao interior norte do país: primeiro às grandes cidades, como Chaves, Bragança e Vila Real, e depois a áreas de menor densidade demográfica, como Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Régua, Santa Marta de Penaguião, Mogadouro, Alfandega da Fé, Vinhais, Vimioso e outras. 

Nuno Moreira, Presidente Executivo do Grupo Dourogás, sublinha: “No Grupo Dourogás estamos comprometidos em participar efetiva e ativamente na descarbonização que a economia nacional necessita. O Gás Natural é uma alternativa energética mais limpa e geradora de valor para os territórios, seja para as pessoas, seja para as empresas, uma vez que, além do menor impacto ambiental, por ser mais acessível, liberta recursos para uma maior produtividade, eficiência e competitividade. É nossa convicção que os gases renováveis, nomeadamente o biometano e o hidrogénio verde, têm um papel determinante a desempenhar na transição energética e estamos comprometidos, como empresa líder neste setor que somos, a produzir soluções que respondam a este desígnio, em particular para servir regiões como o interior norte do país e produzir transformações positivas, até determinantes, neste território.”

Com este momento de celebração, o Grupo Dourogás retomou também a tradição de comemorar o seu aniversário – o Dia da Empresa – em conjunto com todos os seus colaboradores, familiares e amigos e, também, com os vários parceiros que, todos os dias, tornam a atividade da empresa possível.



PARTILHAR:

Manuel Igreja apresenta o seu último livro

Campeonato Nacional de Estrada: João Almeida conquista título nacional