A cidade de Miranda do Douro acolhe de quinta-feira a sábado a Festa da Bola Doce, dedicada a um dos produtos gastronómicos mais "emblemáticos" do território do Planalto Mirandês e associado à quadra pascal, disse hoje fonte da autarquia.

Segundo a vereadora do município de Miranda do Douro Anabela Torrão, a Bola Doce Mirandesa é "um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos Planalto Mirandês", no distrito de Bragança, "tradicionalmente associado à Páscoa, sendo presença obrigatória à mesa dos apreciadores devido ao seu sabor único e textura diferenciada".

A bola doce é feita com canela e açúcar às camadas, sendo amassada à mão e cozida em forno tradicional.

Segundo o historiador António Rodrigues Mourinho, trata-se de uma peça de pastelaria com origem, pelo menos, em tempos dos descobrimentos portugueses.

"Há registos pelo menos desde 1510 que indicam [esta como] a data mais provável da introdução da bola doce nas mesas dos habitantes do Planalto Mirandês. A tradição foi herdada dos conventos ou de famílias do clero e de gente rica. O povo foi modificando a bola à maneira regional, dando-lhe uma forma e sabor próprio que a distingue da doçaria de outras regiões", afiançou o investigador.

A bola doce tem mesmo um certame que lhe é dedicado, que junta cerca de 40 expositores, numa organização conjunta do município e de uma associação de produtores.

Ao mesmo tempo vão decorrer dois Concursos Gastronómicos inseridos no Festival

V Concurso do Folar de Carne Mirandês.

A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda promovem o V Concurso do Folar de Carne Mirandês, no dia 31 de Março de 2018, às 15H30, no Largo do Castelo, inserido na Festa da Bola Doce Mirandesa e Produtos da Terra, que irá decorrer de 29 a 31 de Março de 2018.
O concurso tem como objetivo promover e incentivar a produção e consumo do Folar de Carne Mirandês, bem como estimular o seu melhoramento sensorial e degustativo, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais. Este é um produto típico da época que se avizinha, a Páscoa, e está presente na mesa de todos os Mirandeses juntamente com a Bola Doce Mirandesa e restante doçaria regional para celebrar em família mais uma quadra festiva. O Folar, é um pão com características particulares. A massa é semelhante à massa de pão, mais fina e com adição de ovos. O recheio é feito com carne de porco fumada (presunto, chouriço e chouriça) intercalada com a massa de pão.

V Concurso da Bola Doce Mirandesa.

A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda promovem o V Concurso de Bola Doce Mirandesa, no dia 30 de Março de 2018, às 15H30, no Largo do Castelo, inserido na Festa da Bola Doce Mirandesa e Produtos da Terra, que irá decorrer de 29 a 31 de Março de 2018.
O concurso tem como objetivo promover e incentivar a produção e consumo da Bola Doce Mirandesa, bem como estimular o seu melhoramento sensorial e degustativo, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais. A Bola Doce Mirandesa é um ex-libris de Miranda do Douro. Trata-se de um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do nosso Concelho. É um bolo doce, maravilhosamente envolvente com sabor intenso a canela.
O aspeto exterior da Bola Doce Mirandesa é característico e único, internamente, descobre-se uma massa surpreendentemente fofa é húmida devido ao recheio.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Douro acolhe em agosto festival de música com cartaz 100% português

Agustina Bessa-Luís vai ser "honoris causa" na UTAD