Milhares de emigrantes começaram esta sexta-feira a chegar a casa. Vilar Formoso, a principal fronteira entre Portugal e Espanha, entupiu de trânsito.

A Guardia Civil não avança números, mas garante que entre as 11 e as 13 horas, \"foram seguramente milhares de veículos, ligeiros e de passageiros, a atravessar a linha que separa os dois países\".

Mais ou menos cansadas, conforme os locais de partida, famílias inteiras mostravam-se ansiosas por chegar ao destino para umas férias merecidas \"no querido mês de Agosto\". A maioria não rejeitou, no entanto, as boas vindas \"doces\" que a todos esperava.

Numa parceria CGD/Jornal de Notícias foram distribuídos milhares de pastéis de nata. E jornais do dia para pôr as leituras em ordem. Uma iniciativa, assevera a organização, que vai prosseguir durante o fim-de-semana.

A GNR estima que a \"avalancha\" de emigrantes a entrar por Vilar Formoso aconteça este sábado e domingo. \"Hoje ainda há muitos compatriotas a trabalhar nos países de acolhimento. Sábado e domingo é que vão ser elas\", disse um militar ao JN.

Os portugueses afirmam saber que \"a crise está instalada em Portugal\", mas alguns reconhecem, sem rodeios, que nos países onde trabalham a situação \"não vai melhor\". \"Lá pode não se sentir tanto, porque os salários são maiores, mas também se sentem os problemas\", atira um emigrante em França, que promete, durante o mês de Agosto, \"passar muito tempo com a família\".



PARTILHAR:

Famílias inteiras

Bragança de fora