O «Dia 18 de Dezembro», foi instituído pela ONU como a data oficial do Emigrante.

Neste sentido, portanto, o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas saúda todos os emigrantes no mundo e, muito em especial, os emigrantes portugueses espalhados por todas as partes e que dignificam a sua nacionalidade e o seu país.

Efetivamente, merece reverência essa gente de valor, que abandonando a pátria partiram para países desconhecidos, praticando acto de coragem e determinação.

Fizeram, como disse o poeta, a longa travessia trazendo na bagagem pouco mais que sonhos, que muitos haveriam de cumprir. Transitaram com os olhos postos na luz que a imaginação acendia, levando a pátria no passaporte e no coração.

A saudade foi sempre a peregrina companheira, que furtivamente se instalou na bagagem de cada emigrante português e hoje é quase que um componente da nossa nacionalidade. Mas, com a saudade sempre estiveram a esperança e a fé inabalável que somadas à extraordinária força de trabalho e forma especial de estar no mundo, fizeram da nossa emigração um segmento respeitado em todas as partes.

Portanto, neste dia queremos saudar e abraçar todos aqueles que souberam, e sabem, dignificar essa condição de emigrantes, dando exemplos de vida em terras alheias.

ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA

Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas



PARTILHAR:

Dia 18 de Dezembro

Jovcens cidadãos