A ASAE, em parceria com município de Vimioso, vai instalar nesta vila do distrito de Bragança um espaço que pretende contar a história da atividade fiscalizadora naquele território fronteiriço.

Denominado "Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização", este projeto da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica "pretende contar a história do concelho do Vimioso, assim como toda a transumância e mobilidade de pessoas e bens no concelho, entre Portugal e Espanha durante séculos", explicou à Lusa o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo.

Outro dos objetivos passa por relatar a história de todas as entidades inspetivas até à ASAE, através de uma exposição dividida em duas partes, uma dedicada ao passado, com exposição de materiais e equipamentos usados pelas antigas inspeções, e outra sobre aquela autoridade, sua atividade e exposição de produtos apreendidos.

A exposição permanente é composta pelo acervo da própria ASAE e será coordenada por Pedro Dias, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, prevendo-se que abra ao público na sexta-feira, pelas 10:30.

Para o autarca transmontano, a instalação deste memorial poderá ser o ponto de partida para a descentralização dos serviços da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no território do Planalto Mirandês, o que pode ajudar "a fixar pessoas no concelho".

"Para já, o memorial vai ainda contar com uma unidade de apoio que poderá servir para outros fins tais como a audição de testemunhas em casos de atividade da ASAE, no três concelho do Planalto Mirandês sem que para o efeito as pessoas se tenham de deslocar a Bragança", concluiu.



PARTILHAR:

Aplicação "Modelvitidouro" ajuda a prever produção no Douro

Garantida castanha de qualidade e em abundância