O número de mortos em consequência do mau tempo subiu hoje para seis dado que já foi encontrado o corpo da septuagenária de Ariz, Peso da Régua, desaparecido quando a sua casa foi destruída pela enxurrada.
Depois das fortes chuvadas que caíram sexta-feira e sábado, ontem os estragos foram causados principalmente pelo vento, embora as águas dos rios continuassem a causar inundações em vários distritos do país.
O Presidente da República, Jorge Sampaio, e o primeiro- ministro, António Guterres, deslocaram-se, ao longo do fim de semana, a vários pontos do país para observar os estragos feitos pela intempérie.
Em Alvações do Corgo, Santa Marta de Penaguião, o primeiro-ministro anunciou que o Conselho de Ministros vai criar um regime de excepção para as obras de reconstrução nas zonas afectadas pelos temporais.
António Guterres, que visitava a povoação de Lugar de Azinheira, onde uma mãe e dois filhos morreram soterrados na própria casa, anunciou também apoios para a reconstrução de vinhas e produção agrícola, prejudicadas pelos temporais, acrescentando que equipas do Ministério da Agricultura estarão no terreno a partir de hoje para avaliarem os estragos.
Guterres manifestou, junto à casa onde morreram as três pessoas, a solidariedade do Governo com as famílias afectadas e fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela Protecção Civil, bombeiros, municípios e inclusive empresas privadas.
Quanto ao realojamento das famílias que perderam as suas casas, o primeiro-ministro disse que o governo está empenhado na resolução destes problemas trabalhando com as câmaras e, neste quadro, poderão ser utilizados os pré-fabricados da protecção civil, que podem ser montados em poucos dias.



PARTILHAR:

AD Flaviense, 2 - Famalicão, 0

Duas crianças e a mãe soterradas