A presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta pediu hoje a presença de um pediatra no centro de saúde local, pelo menos duas vezes por mês, para evitar deslocações “penosas” a outras unidades hospitalares.

"Se os municípios andam a incentivar os casais a terem filhos para combater o despovoamento, depois faltam-nos condições, como é caso dos serviços de pediatria. Em concelhos periféricos, como Freixo de Espada à Cinta, que defende o aumento da natalidade, era importante, que, pelo menos duas vezes por mês, houvesse a visita de um pediatra ao centro de saúde local", concretizou à Lusa, Maria do Céu Quintas.

A autarca é da opinião de que deveria haver outras especialidades médicas nos centros de saúde, mas a medicina pediátrica "é mesmo necessária” para fazer trabalho de proximidade e evitar as deslocações das crianças e adolescentes, que por vezes "são penosas".

Maria do Céu Quinta lembra que, nos médicos em serviço no centro da saúde, "não há falhas" e que até estão melhor servidos do que outros concelhos.

"Depois, temos o problema antigo do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde, o que vem agravar a situação e duvido que alguma vez possam ser reabertos ", lembrou a autarca.

Maria do Céu Quintas adiantou à Lusa que em 2018 nasceram 19 bebés em Freixo de Espada a Cinta e, em 2019, há dados “que apontam para 26 mulheres grávidas”, o mostra a necessidade de haver a especialidade de pediatria no concelho, “que é um dos mais periféricos do país".

Segundo números dos Censos de 2011, o concelho de Freixo de Espada à Cinta tinha à data 3.798 residentes, sendo que 501 eram menores de 18 anos.

Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste indicou que não existem consultas de pediatria nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários.

"Existem consultas de Pediatria nas Unidades Hospitalares de Bragança e de Mirandela, assim como de Diabetologia Pediátrica e de Desenvolvimento Infantil", esclareceu.

Segundo dado da ULS Nordeste, estão ao serviço dos utentes do Nordeste Transmontano 10 pediatras. Estes profissionais prestam assistência nas Unidades Hospitalares com Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, ou seja, de Bragança e Mirandela.

"Na Unidade Hospitalar de Bragança, e tendo em conta o apoio ao Serviço de Neonatologia, estão dois pediatras de presença física entre as 08:00 e as 00:00.

"Das 00:00 às 08:00 encontram-se um médico pediatra em presença física e um em prevenção", explicou a fonte.

Segundo a informação da ULS do Nordeste, na Unidade Hospitalar de Mirandela, entre as 08:00 e as 00:00 está em presença física um pediatra, sendo que entre as 00:00 e as 08:00 está um pediatra de prevenção.

Entre janeiro e setembro foram atendidos nos serviços de pediatria (0-17 anos) 1.680 utentes, dos quais 387 foram em período noturno.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Nuno Vaz faz balanço positivo de dois anos de mandato

Câmara de Vinhais sem sistema informático desde 15 de outubro