A XVI Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso que ontem terminou, em Montalegre, poderá ser um marco na história do evento. A visita de fiscais das Finanças no primeiro dia da feira e a suspeita, que, no entanto, não se terá confirmado, de uma ronda ao local pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deverão produzir efeitos já na próxima edição.

Os produtores terão que colectar-se para poder vender os produtos e terão que investir - os que ainda não o fizeram - nas chamadas cozinhas tradicionais, no sentido de cumprir todas as regras de higiene e salubridade exigidas por Lei.

No mesmo sentido, terão que acabar as matanças em casa, passando os animais a ser abatidos no matadouro. O presidente da Câmara, Fernando Rodrigues, está consciente da necessidade de cumprir regras, muitas delas, até agora, contornadas. Mas quer algumas excepções, por se tratar de uma actividade tradicional. Entende, por exemplo, que a presença de um veterinário durante a matança evitaria a ida ao matadouro.

Em termos fiscais, o autarca admite que tem que haver participação. Em termos de qualidade, Rodrigues admite que ainda há caminho a percorrer, mas assegura que tem havido melhorias de ano para ano.

Segundo o veterinário municipal que coordena a selecção dos produtos à entrada da feira, Domingos Moura, este ano, a taxa de rejeição de produtos andou apenas à volta dos 1,5%. \"Há seis ou sete anos andava, por exemplo, a nível de presuntos, à volta dos 35%\".

Segredo está no nariz

O último dia da feira é sempre o mais concorrido, mas quem quer comprar a sério vai nos primeiros dias, como Rui Ribeiro, dono de uma confeitaria em Felgueiras. E dá logo o primeiro \"rombo\" nos presuntos. Este ano levou mais de 100. A forma como os escolhe já é uma atracção e cativa muitos olhares. Além de um carrinho para os carregar, Rui Ribeiro leva duas pessoas para o ajudar na delicada operação, onde o nariz é a chave do sucesso.



PARTILHAR:

«Incentivos para parcerias»

Apoio financeiro à natalidade