Suíços e emigrantes preparam-se para se manifestar no sábado, dia 31 de Agosto, em Berna, a partir da 13h30, contra a decisão do Conselho Federal ( Governo Suíço) de reduzir as taxas mínimas de juros sobre os seus haveres na Previdência Profissional ( também denominado 2° Pilar) de 4 para 3 por cento.
Isto significa que, todas as pessoas que tenham uma actividade remunerada na Suíça, e cujos os haveres se encontram numa instituição colectiva privada, irão perder importantes somas, na altura das reformas de velhice ou, no momento do retorno ao país de origem com o levantamento do capital líquido.

Contra este «saque» é necessário uma resposta forte e decidida de todos os trabalhadores, sobretudo dos emigrantes, também dos portugueses, tal como aconteceu em 1992, sobre a garantia de um prazo de cinco anos para o levantamento líquido do capital após a entrada em vigor do acordo bilateral CH-EU ou, ainda recentemente, em relação às contas esquecidas dos emigrantes.
Este repetido ataque contra os assalariados exige que todos cerrem
fileiras e participem na manifestação do dia 31 de Agosto, em Berna , contra a baixa da taxa de juros nas contas do 2° Pilar.
Neste sentido, apelamos à participação, dos portugueses residentes na Suíça e das suas organizações, na manifestação organizada pela USS - União dos Sindicatos Suíços



PARTILHAR:

Comunicado

Descentralização