Inspirados na beleza humana e paisagística de Pitões das Júnias, um escritor português, Aureliano Costa, e um pintor galego, Anxo Pastor, uniram as suas artes para dar à luz um livro de poesia ilustrado sobre aquela que é considerada uma das freguesias mais turísticas do concelho de Montalegre. A obra, intitulada precisamente \"Pitões das Júnias\", já foi editada em Dezembro do ano passado, mas a sua apresentação só aconteceu no passado sábado, primeiro, nas casa do povo da freguesia de Pitões e, depois, em Mourilhe, no Hotel Rural do conhecido padre Fontes.

O autor dos pequenos versos que compõem o livro de 40 páginas é Aurelino Costa, um advogado natural da Póvoa do Varzim, que se dedica também à escrita poética e à declamação de versos, acompanhada por músicos. As imagens que completam os seus poemas, são do pintor Anxo Pastor, director da galeria de arte \"Arcana\" em Vilagarcía de Arousa, na Galiza, e coordenador de uma pagina literária que mensalmente é publicada no jornal \"Faro de Vigo\".

No discurso de apresentação da obra, Aureliano Costa explicou que o livro reflecte a visão de um \"turista que, mais do que tirar umas fotografias para depois chegar a Lisboa e dizer que aquela terra é muito bonita, procurou o interior do povo [de Pitões]\". Anxo Pastor revelou, por sua vez, que se trata de um livro \"aberto à reflexão\" e \"carregado de sugestões singelas e humildes, típicas do mundo rural\", que pretende ser \"um contraponto ao fenómeno da globalização\".

O livro tem a chancela da editora \"Fluviais\" e da galeria de arte \"Arcana\".



PARTILHAR:

Novos Corpos Gerentes da APEB

Aldeis do PNM sem esgotos e saneamento