Um desfile de moda com peças de linho criadas pelo estilista Fernando Nogueira dá o arranque na quinta-feira, em Ribeira de Pena, a uma feira que pretende dar projeção e estimular a produção artesanal neste concelho.

“A alta-costura é outra vertente que nós queremos desenvolver. É um caminho a desbravar que pode trazer grandes oportunidades”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha.

A segunda edição do desfile “O Linho está na Moda” realiza-se na quinta-feira e vai apresentar criações do estilista Fernando Nogueira.

De acordo com uma nota de imprensa do município, a “abordagem inovadora das peças criadas a partir do trabalho das tecedeiras de Ribeira de Pena visa dar projeção ao linho e estimular a produção artesanal de linho”.

Esta iniciativa envolve 11 tecedeiras, incluindo as da Cooperativa de Artesãos Cervenses (CACER), em Cerva, que participaram recentemente num projeto do francês Christian Louboutin.

As tecedeiras de Cerva trabalharam nas franjas e no linho ripado para a mala de luxo "Portugaba", uma homenagem de Louboutin a Portugal que juntou várias artes tradicionais do país, desde o linho de Cerva à capa mirandesa ou aos azulejos.

Neste concelho do distrito de Vila Real, a arte do linho é uma tradição antiga e por algumas das suas localidades era comum ouvir o bater ritmado dos teares e ver os campos enfeitados com a cor azul da planta do linho.

Nas últimas décadas, o uso do linho para as toalhas de mesa ou colchas foi caindo em desuso mas, as tecedeiras local apostam em conciliar o trabalho tradicional nos teares com a inovação de peças, como roupa, bolsas, sapatos ou toalhas de praia que podem ajudar a aumentar as vendas.

Muitas destas peças estarão em exposição na 21.ª edição da Feira do Linho – Mostra de Produtos Locais de Ribeira de Pena, cuja inauguração oficial acontece na sexta-feira.

O certame conta com a participação de 70 expositores, dez dos quais ligados ao linho, e os restantes ao artesanato ou gastronomia.

Para João Noronha este certame “tem uma importância crucial” para a arte e para o concelho, traduzindo-se em “oportunidades de negócios”. Para além da venda direta, João Noronha elencou as encomendas feitas nestes dias.

No recinto estarão expostos os teares antigos, haverá demonstrações ao vivo do trabalho das tecedeiras e poder-se-á aprender sobre o ciclo do linho - da semente ao fio no tear - uma tradição muito antiga que foi passando de geração em geração nas aldeias do concelho, com destaque para Cerva e Limões.

O certame é também dirigido aos muitos emigrantes que, no verão, regressam à terra natal e que, fazem “praticamente duplicar” a população de Ribeira de Pena.

O programa inclui animação, destacando-se as atuações de Ana Malhoa, Leandro ou do grupo Karetus.



PARTILHAR:

Albufeira do Azibo eleita a “Praia Fluvial do Ano”

Mogadouro constrói heliporto para aeronaves de emergência e combate a incêndios