O sueco Timmy Hansen, líder do Mundial de ralicrosse, foi hoje o mais rápido nas primeiras duas qualificações da etapa que decorre em Montalegre, à frente do perseguidor mais direto e compatriota Johan Kristofferson.

Timmy Hansen (Peugeot 208) começou da melhor forma a etapa portuguesa do Mundial de Ralicrosse, que está a decorrer no Circuito Internacional de Montalegre, no distrito de Vila Real, ao ser o mais rápido na qualificação 1 e 2 (Q1 e Q2).

Já o também sueco Johan Kristofferson (Audi S1), tricampeão da categoria principal ‘World RX’ e que persegue Hansen na classificação geral com 139 pontos (menos 12), começou mal o dia, ao ser apenas sexto no Q1, mas recuperou e fechou a Q2 na segunda posição.

Na primeira qualificação do dia, o finlandês Niclas Grönholm (Hyundai I20) foi o segundo mais rápido, à frente do belga Enzo Ide (Audi S1), enquanto no Q2 Grönholm fechou o top-3.

O terceiro classificado do mundial com 136 pontos, irmão do líder, o sueco Kevin Hansen (Peugeot 208), fez um quarto lugar no Q1 e Q2.

A sétima de nove rondas da ‘World RX’ começou com oito pilotos ainda matematicamente na corrida pelo troféu, embora o alemão Timo Scheider (Seat Ibiza) e o neerlandês Kevin Abbring (Renault Mégane RS) não tenham comparecido em Montalegre, com a categoria ‘World RX’ a juntar um total de sete pilotos.

Por cada etapa podem ser atribuídos o máximo de 30 pontos ao vencedor, sendo que a pontuação é distribuída após as quatro qualificações (16 pontos para o mais rápido), após as meias-finais (seis pontos para o mais rápido) e após a final (oito pontos para o vencedor).

Já na categoria Euro RX3, anteriormente conhecida como Super1600, que em Trás-os-Montes disputa a última etapa, o mais rápido na Q1 foi o suíço Yury Belevskiy (Audi A1) e o português melhor classificado foi João Ribeiro (Skoda Fabia) com o sétimo lugar.

Na Q2, venceu o russo Marat Knyazev (Audi A1) e Nuno Araújo (Audi A1) foi o português mais rápido, com um quinto lugar.

Na Euro RX3, antes da etapa decisiva, o suíço Yuri Belevskiy (Audi A1) lidera com 117 pontos, mais 23 que o belga Kobe Pauwels (Audi A1) e mais 28 que o checo Marat Knyazev, também ainda matematicamente na corrida pelo primeiro lugar.

No domingo, o Q3 arranca de manhã, a partir das 11:00, enquanto o Q4 da ‘World RX’, as meias-finais do Euro RX3 e a final de Kartcross arrancam a partir das 14:30.

Já a partir das 17:00 decorrem as meias-finais e final da principal categoria e a final da Euro RX3.

Após a ronda portuguesa, organizada pelo município de Montalegre e o Clube Automóvel de Vila Real, a competição termina em Nürburgring, na Alemanha, com as duas últimas etapas (27 e 28 de novembro).



PARTILHAR:

Montalegre acolhe adeptos habituais e estreantes no regresso do ralicrosse

Escola Miguel Torga leva alunos de bicicleta para aulas em cenários reais