O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, anunciou em Fall River, Mass., que está a trabalhar num plano estratégico para alterar radicalmente o sistema de ensino de língua portuguesa no estrangeiro.

José Cesário teve o primeiro contacto com a realidade do ensino de português nos EUA, quando ainda deputado, avistando-se com professores e comissões escolares em RI.

José Cesário, que falava segunda-feira num encontro com dirigentes associativos em Fal River, sublinhou que "é estabelecer um tratamento igual entre as comunidades da Europa e do resto do mundo no que se refere ao ensino do português".

Fall River é uma cidade onde reside uma numerosa comunidade portuguesa e que acolheu pela primeira vez uma visita do secretário de Estado das Comunidades.

José Cesário, aceitou o convite para estar presente nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que têm lugar em Agosto, naquela cidade, sendo as maiores do género nos EUA movimentando mais de 350 mil pessoas.

O governante português iniciou a sua visita com uma deslocação às instalações recentemente inauguradas do BCPbank, onde foi recebido por Tony Cruz, presidente regional daquela instituição bancária. José Cesário questionou sobre a percentagem da situação de desemprego na área, tendo sido informado que não obstante o encerramento de fábricas continua a haver postos de trabalho.

O Centro de Cultura e Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, constituiu mais uma paragem do governante português, tendo sido posto ao corrente do ensino da língua de Camões naquele estabelecimento de ensino pelo director daquele centro, Frank Sousa.
Ainda no âmbito da educação, José Cesário foi recebido por José Francisco Costa, no Bristol Community College (BCC), onde cerca de 400 alunos aprendem português.

Depois de um breve encontro com o mayor Ed Lambert, de Fall River, José Cesário teve um jantar na Tabacaria Açoriana, naquela cidade com dirigentes associativos.

Durante este encontro foram abordadas questões como pensões de reforma dos antigos combatentes das guerras coloniais, o ensino e os serviços consulares.

Dentro dos serviços consulares foi abordado o tema da situação dos consulados na Nova Inglaterra, tendo José Cesário dito que nenhum será encerrado na Nova Inglaterra e que todos os postos consulares terão um titular.
O títular da pasta das Comunidades salientou que hoje há consulados que emitem bilhetes de identidade de um dia para o outro, tal como em Portugal e que futuramente a maioria dos consulados estará a fazê-lo.
José Cesário concluiu o seu encontro apelando para uma maior participação das comunidades no processo eleitoral português, recordando que apenas uma percentagem dos 4.5 milhões de portugueses residentes fora de Portugal está recenseada e participa nas eleições, quer para a Assembleia da República, Presidência ou para o Conselho das Comunidades Portuguesas.
José Cesário regressou ontem, terça-feira, a Portugal.



PARTILHAR:

Fall River nos USA

2, 3 e 4 de Abril