O atual presidente da Câmara de Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, João Noronha, é candidato pelo PS a um novo mandato para “continuar a desenvolver o concelho”, mantendo “a saúde financeira”.

O advogado João Noronha, de 65 anos, conquistou a Câmara de Ribeira de Pena em 2017, após já ter sido presidente do mesmo município durante um mandato, até 2001, e é candidato a um segundo mandato consecutivo nas eleições de 26 de setembro.

“Estamos apostados a continuar a lutar para que haja projetos de investimento que já começam a surgir no território. Pretendemos apoiar a iniciativa privada, pois é uma forma de garantir que os nossos jovens se possam fixar no território”, realçou o socialista.

João Noronha explicou que está aprovada a ampliação da zona industrial da Portela de Santa Eulália, em investimento de 2,5 milhões de euros, e que já regista “candidaturas de empresas interessadas em instalar-se” no concelho.

Acrescentou que a zona industrial do Entroncamento “estava completamente degradada” e que foram investidos 1,5 milhões de euros na requalificação de acessos, saneamento, abastecimento de água, passeios ou eletrificação.

Para o candidato do PS, o enchimento da albufeira de Daivões, devido à construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET) confere “um grande desafio” pelo surgimento de “novas oportunidades de desenvolvimento” para o turismo, hotelaria ou restauração.

“Estamos a trabalhar com a Agência Portuguesa do Ambiente para o aproveitamento turístico da albufeira, através da construção de um ancoradouro, de apoio às embarcações ou atividades aquáticas que se pretendem vir a criar. Existem na câmara projetos de licenciamento para novas unidades hoteleiras nas margens da barragem o que dá fortes e importantes indicadores que irão, através deste lençol enorme de água, potenciar a criação de novos empregos, ajudando a fixar os nossos jovens”, realçou.

João Noronha elencou ainda como objetivos para o próximo mandato um projeto para o rio Poio, “um rio de montanha que tem atraído milhares de aventureiros” onde pretende um “grande investimento, para que possa também ser visitando em segurança e um polo de atração turística”.

E anunciou que já está protocolado com o Ministério da Administração Interna a construção do novo posto da GNR de Ribeira de Pena, no valor de um milhão de euros, com a tutela a assegurar a obra e a autarquia a disponibilizar o terreno, resolvendo “um problema” devido às “condições precárias e instalações ultrapassadas”.

O socialista salientou também que os investimentos feitos nos últimos quatro anos não “acumularam dívida”.

“Desde 2013, o último ano de gestão PSD/CDS-PP, que a dívida municipal baixou 3,4 milhões de euros. Através da gestão municipal reduzimos 41% o montante da dívida herdada”, apontou, destacando ainda que de 2020 para 2021 a Câmara de Ribeira passou a ter dívida zero a fornecedores.

Sobre o mandato que agora termina, João Noronha destacou que se recandidata porque foi possível avançar com a construção de uma nova ponte em Cerva, sobre o rio Louredo, “fundamental para a segurança da população”, e destacou o investimento de 1,7 milhões de euros no saneamento em vários pontos do concelho, a criação da praia fluvial de Bragadas, a requalificação da piscina municipal coberta “fechada há mais de 11 anos” e a requalificação do mercado municipal de Ribeira de Pena.

“Uma das grandes apostas é a habitação social e a nossa estratégia local de habitação, no valor de 3,8 milhões de euros, que permite apoiar diretamente as famílias na realização de obras de melhorias. A questão da saúde é também importante e criámos a unidade móvel de saúde, contratamos uma enfermeira que já acompanhou mais de 800 utentes e iremos admitir mais uma enfermeira”, sublinhou.

A autarquia de Ribeira de Pena é liderada desde 2013 pelo Partido Socialista. Nas eleições de 2017, João Noronha foi eleito presidente da câmara, com o PS a assegurar três mandatos e o PSD dois.

Além de João Noronha, são candidatos Amadeu Lamelas Silva (CDU), Carlos Alberto Carvalho (Coligação PSD/CDS-PP) e Carlos Moura Fecha (Chega).



PARTILHAR:

Líder do CDS-PP visita feira do Levante em Vila Real e cancela restantes ações

Fundação da Casa de Mateus pode aceder a apoios após suspensão de medida de 2013