O cabeça de lista da CDU à Câmara do Peso da Régua, o reformado João Almeida, disse hoje que quer ajudar a recuperar e atrair mais eleitores para esta coligação PCP-PEV.

O candidato, com 79 anos, afirmou à agência Lusa que aceitou o desafio “desde logo para garantir e reforçar a presença do PCP e da CDU no enorme campo da batalha política que são as autárquicas”.

“Mas também para recuperar eleitores, atrair mais e novos eleitores, não somos demagogos, reforçar a votação na CDU é o primeiro e principal objetivo, pelo significado local e nacional que tem particularmente neste momento”, afirmou.

Para Joao Almeida, “está ao alcance recuperar o eleito perdido na Assembleia Municipal", deste município do distrito de Vila Real.

“Mas esclarecer, combater a desinformação e ganhar a simpatia, a compreensão e o apoio para o projeto autárquico do PCP e da CDU é já uma vitória em si mesma. Porque isto não é futebol nem jogo ao ‘perde-ganhas’, mais votos na CDU, mesmo sem eleitos, são um aviso forte a quem governa para arrepiar caminho, passar a ouvir e servir o povo”, salientou.

O candidato foi professor e inspetor de trabalho, aposentou-se em 2005, é membro do conselho regional de viticultores da Casa do Douro, integra a comissão nacional de autarquias junto do comité central do PCP e o grupo de trabalho de autarquias locais do PCP e foi ainda membro da Comissão Nacional de Eleições.

Foi também adjunto e chefe de gabinete em várias autarquias, bem como na Área Metropolitana de Lisboa, esteve envolvido no movimento associativo, nomeadamente em teatro amador, e foi dirigente da Juventude Musical Portuguesa.

A professora aposentada Gabriela Guimarães é a cabeça de lista da coligação PCP-PEV à Assembleia Municipal do Peso da Régua.

Em 2021, o PSD ganhou as eleições neste concelho com 4.827 votos (53,66%) e conquistou quatro mandatos, ficando o PS em segundo lugar com 3.310 votos (36,79%) e três mandatos.

Nas últimas autárquicas, o BE ficou em terceiro lugar na Régua com 198 votos (2,20%), o Chega em quarto com 174 votos (1,93 %), a CDU 141 votos (1,57) e o CDS-PP 56 votos (0,62%).

O presidente da Câmara da Régua, o social-democrata José Manuel Gonçalves, já anunciou a sua recandidatura, enquanto pelo PS candidata-se o engenheiro eletrotécnico Hugo Almeida e, pelo Chega, o guarda prisional Estêvão de Barros da Silva.

As autárquicas de 2025 vão realizar-se entre o final de setembro e o início de outubro.



PARTILHAR:

Mafalda Ferreira é a candidata da CDU a Sabrosa

Rui Correia é o candidato pelo Chega a Mesão Frio