O Buffet Torres, situado na Av. Horácio Lafer, 430, foi fundado em 1955 e possui duas unidades. A mais antiga, na rua Horácio Lafer, apresenta uma arquitectura colonial clássica e a mais recente, no bairro do Ibirapuera, na Avenida dos Imarés 182, tem no seu projecto a assinatura de João Armentano e na decoração a do artista plástico César da Costa Soares, com três salões e estacionamento para 800 veículos.

A Provedoria

A Provedoria da Comunidade Portuguesa foi fundada em 12 de Fevereiro de 1968 por iniciativa do então cônsul na cidade de São Paulo, Luís Soares de Oliveira .Impossibilitado, por não possuir verba própria, de atender aos emigrantes carentes que se dirigiam ao consulado pedindo assistência, Soares de Oliveira solicitou a colaboração de membros da comunidade portuguesa no sentido de se criar uma instituição que atendesse aqueles pedidos e garantisse uma velhice digna àqueles a quem a sorte não privilegiou.

Assim surgiria a Provedoria que teve como provedores Artur Gonçalves da Cruz (1969/1970), Fernando Gonçalves Feria (1979/1988) e José Pereira Monteiro, engenheiro, luso-descendente de emigrantes da Beira Alta que desde 1988 está à frente da instituição.

Em 1974 iniciou-se a obra de construção da sede na avenida Coronel Sezefredo Fagundes 6170, no Jardim Tremembé, numa área de 21 mil metros quadrados que abriga os dormitórios, salas de estar, cozinhas, lavanderia, capela e jardins. Concluída em 1978, a Provedoria é uma instituição beneficente considerada de utilidade pública com 150 sócios que através de donativos pessoais mantém, a custo, os internos da Provedoria que hoje somam 33.

Habilitados para receber o subsídio garantido pelo Governo português aos idosos carentes (o ASIC) até à data não viram os seus pedidos deferidos e os problemas são muitos. «A Provedoria só existe graças a uma administração financeira conservadora, bem ao estilo português. Para nós, dificuldades são obstáculos a serem transpostos mas os empresários portugueses deveriam sensibilizar-se para a grande obra assistencial e filantrópica que fazemos na nossa instituição. Temos muitos beneméritos que nos fazem doações exigindo o anonimato, o que é muito característico desta nossa maneira de ser portuguesa: fazer o bem sem publicitar. E esse tipo de pessoas é que gostaríamos de ter ao nosso lado, esses que se chegam a nós de peito aberto, com franqueza e autenticidade sabendo que, ajudando a Provedoria nada mais estão fazendo do que manter o espírito português de solidariedade e amor ao próximo», diz o provedor José Pereira Monteiro.



PARTILHAR:

Secretario de Estado das Comunidades presente

Taça Nacional de Velocidade