A Infraestruturas de Portugal (IP) está a investir 5,8 milhões de euros na reabilitação da Linha Ferroviária do Douro, no troço entre o Pinhão (Alijó) e Tua (Carrazeda de Ansiães), anunciou hoje a empresa.

A empreitada de beneficiação da superestrutura de via iniciou-se no dia 15 de março, decorre entre os quilómetros 127,059 e 139,500, no troço Pinhão – Tua e tem um prazo de execução de 300 dias.

Segundo disse hoje a IP em comunicado, a obra foi adjudicada por cerca de 3,6 milhões de euros, somando-se a esta verba mais 2,2 milhões de euros relativos aos materiais a aplicar, num investimento global na ordem dos 5,8 milhões de euros.

A intervenção, que decorre nos concelhos de Alijó, distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, tem por objetivo a requalificação da infraestrutura de via neste troço e insere-se no Plano de Reabilitação da Linha do Douro que a IP tem em curso.

A IP explicou que estão contemplados trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco e também a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada.

Com esta intervenção, a empresa visa a “melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura”, ainda a “melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros” e a redução dos custos de manutenção”.

Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

GNR identificou suspeito de atear incêndio florestal em Montalegre

A4 cortada no sentido Vila Real - Bragança devido a incêndio em camião