As crianças viajarão para Trofa (norte) sem malas, uma vez que as famílias de acolhimento - que têm de ter um filho de idade igual à criança recebida - estão preparadas, nomeadamente, para as vestir e calçar.
O projecto, o primeiro do género, terá a duração de 30 dias, durante os quais as crianças dos países lusófonos participarão no dia a dia da vida das crianças portuguesas, frequentando escolas e actividades extra-escolares.
Diariamente, frequentarão aulas de canto durante uma hora para prepararem um tema em português e outro tradicional de cada país, que serão apresentados ao país e ao mundo.
A estada das crianças é financiada pelo município de Trofa, que patrocinará também um programa de saúde para as mesmas.
O projecto, que abrangerá um total de 140 crianças, é apoiado pelo Instituto Camões e conta com a participação do Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa.
A autora do projecto, Antónia Serra, já visitou os vários países, excepto Timor, onde se deslocará este mês, para proceder à escolha de potenciais candidatos, cuja responsabilidade de selecção pertence às escolas e centros culturais.
O coro dará dois concertos, previstos para 11 de Outubro, na Aula Magna em Lisboa, e para dia 14 em Trofa, disse a responsável.
Antónia Serra adiantou que será também realizada uma campanha de sensibilização para as dificuldades existentes nos países de origem das crianças e efectuada uma recolha de material escolar para levarem no regresso a casa.
"Estou cheia de expectativas relativamente ao sucesso do programa", afirmou, salientando que a continuidade do mesmo vai depender dos apoios conseguidos.
Exposições de brinquedos, mostra e venda de flores e frutos tropicais e um festival gastronómico constam ainda do programa que pretende aprofundar o conhecimento entre crianças do espaço lusófono, e ao mesmo tempo alertar para as suas dificuldades e carências.



PARTILHAR:

Crianças de países lusófonos

Valor elevado