A imprensa portuguesa espalhada pelo mundo deve organizar-se numa associação que a represente no diálogo com o Governo, para reforço dos apoios institucionais e melhor aproveitamento do seu trabalho, defendeu o secretário de Estado Feliciano Barreiras Duarte.

Feliciano Barreiras Duarte, que chegou hoje a Macau para participar com o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, nos "Encontros para a Participação", defendeu que o trabalho dos órgãos de comunicação social portugueses espalhados pelo mundo deve ser "melhor aproveitado quer em prol das comunidades portuguesas quer em prol dos portugueses residentes em Portugal".

"Com portugueses espalhados pelo mundo devemos valorizar mais a língua e a cultura portuguesas", disse Feliciano Barreiras Duarte, que há dois anos representou Portugal nas comemorações em Macau do 10 de Junho onde, explicou, recebeu "um banho de portugalidade".

Para o Secretário de Estado, a comunicação social portuguesa que está espalhada pelo mundo deve "ser mais acarinhada para que valorize ainda mais a portugalidade".

Uma associação que congregue os interesses desses órgãos espalhados pelo mundo, defendeu, deve contribuir para aproveitar melhor o trabalho desses meios de informação e cultura.

A secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas promove até domingo em Macau a terceira edição dos "Encontros para a Participação", destinada aos órgãos de comunicação social portugueses sedeados no estrangeiro.

Presentes no encontro vão estar 37 representantes da imprensa, rádio e televisão dirigidas aos portugueses residentes no estrangeiro bem como o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, e o secretário de Estado adjunto do Ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte.

A partilha de experiências e o intercâmbio de ideias entre os participantes são os objectivos desta iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades, que cumpre a sua terceira edição.

Durante os "Encontros para a Participação" vão ser debatidos temas como a política de comunicação social em Portugal e acções futuras para a organização dos media nas comunidades portuguesas.

No decorrer do encontro, um painel especial abordará o tema da comunicação social na Região Administrativa Especial de Macau, numa apresentação feita pelo director do Gabinete de Comunicação Social, Vítor Chan, e um tema sobre os órgãos de comunicação social de língua portuguesa, num trabalho de João Guedes, director de informação da Teledifusão de Macau.

Dos 37 jornalistas presentes no encontro, 13 representam órgãos de comunicação social de França, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido e Portugal e os restantes 24 representam a África do Sul, a Austrália, o Brasil, a Venezuela, Macau, o Canadá e os Estados Unidos.

à margem dos "Encontros para a Participação", o secretário de Estado das Comunidades vai reunir-se com o chefe do Executivo da RAEM, Edmund Ho, com os deputados David Chow e Jorge Fao e com o dirigente sindical do Consulado Geral de Portugal Pedro Bailote.
Noticias Lusofonas



PARTILHAR:

Feliciano em Macau

III Feira Nacional das Florestas