O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, anunciou hoje o investimento de 200 milhões de euros em “novos projetos eólicos” na região do Alto Tâmega, que permitirão fornecer energia limpa aos 800 mil clientes em Portugal.

“Estamos a promover outros novos projetos eólicos nesta mesma área [Alto Tâmega] que significarão um investimento de 200 milhões de euros”, destacou o responsável pela empresa espanhola.

Ignacio Galán falava em Ribeira de Pena, após a visita à barragem de Daivões e sub-estação de Gouvães, no distrito de Vila Real, inseridas no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET) um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa, nos últimos 25 anos, contemplando investimento de 1.500 milhões de euros e da responsabilidade da Iberdrola.

A visita contou também com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.

O presidente da Iberdrola explicou ainda que este investimento irá permitir “fornecer energia limpa” aos 800 mil clientes que a empresa tem em Portugal.

“A Iberdorla deseja continua a crescer em Portugal e não havia melhor lugar para manifestar este compromisso do que neste SET”, vincou.

Para Ignacio Galán, a empresa espanhola pretende “continuar a promover a transição energética” em Portugal, bem como a “criação de riqueza e bem estar para todos os portugueses”.

Recordando que a utilização de energia limpa é a base do modelo da Iberdrola, o responsável lembrou que o SET irá contribuir de forma “muito relevante” para o cumprimento da redução das emissões de carbono do Governo português.

Segundo dados divulgados pela Iberdrola, a barragem do Gouvães encontra-se atualmente 75% concluída, enquanto a de Daivões está em 68% e a do Alto Tâmega em 42%. Prevê-se que em 2023 esteja concluído todo o SET.

O projeto hidroelétrico foi apresentado oficialmente em 2009, no ano a seguir perdeu uma das quatro barragens inicialmente previstas por imposição da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), as obras começaram em 2014 e devem estar concluídas em 2023.

Ao longo desta década, o empreendimento foi alvo de muita contestação por parte de associações ambientalistas e de moradores dos concelhos afetados. O enchimento das albufeiras de Daivões e de Alto Tâmega vai ter impacto em 52 casas.

As obras do aproveitamento hidroelétrico de Alto Tâmega foram parcialmente suspensas em março, após terem sido identificadas "condições geológicas no local não previstas durante a fase de estudo”, informou em setembro a Iberdrola.

A empresa rescindiu mesmo o contrato com o o empreiteiro, um consórcio liderado pela Mota-Engil, alegando “divergências relacionadas com incumprimentos e atrasos não relacionados com a suspensão de trabalhos”.

A Iberdrola disse ainda ter aberto um concurso para a conclusão da central e barragem do Alto Tâmega, um processo que esperam ver concluído durante o primeiro trimestre de 2020.

O empreendimento emprega cerca de 1.800 pessoas, das quais perto de 370 são dos municípios da região, e contará com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.760 gigawatts hora (GWh), ou seja, 6% do consumo elétrico do país.

 

Dados sobre o empreeendimento do Alto Tãmega

Capacidade de armazenamento suficiente para fornecer energia limpa a dois milhões de casas durante um dia inteiro

Ignacio Galán mostra ao primeiro-ministro português, António Costa, a gigabateria do Tâmega, um dos maiores projetos energéticos da Europa

• O presidente da Iberdrola destacou que o sucesso de projetos desta envergadura “só é possível através de uma planificação clara, um quadro estável, segurança jurídica e um diálogo contínuo”, como ocorre em Portugal

• Com a construção deste complexo, a Iberdrola contribui para o progresso do país, com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros, assim como para a criação de milhares de empregos, diretos e indiretos, em mais de 100 empresas, entre as quais 75 portuguesas

• Contribui para o cumprimento dos objetivos de redução das emissões de Portugal, o que acrescentará uma maior capacidade eólica na região: A Iberdrola promove novos projetos na localidade, com um investimento estimado de 200 milhões de euros

Ribeira de Pena (Portugal). O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o primeiro-ministro português, António Costa, visitaram esta manhã os trabalhos de execução da gigabateria do Tâmega, um dos maiores armazenamentos de energia da Europa.
O complexo do Tâmega, com um investimento superior a 1.500 milhões de euros, compreende a construção de três aproveitamentos (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega) no rio Tâmega, afluente do Douro. Os trabalhos, que começaram em 2014, já estão concluídos em dois terços. Estima-se a sua conclusão em 2023, conforme o calendário previsto, sendo que o aproveitamento de Gouvães e Daivões entrarão em operação já em finais de 2021.

Durante a sua visita ao complexo - a que também assistiu o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e os presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Chaves e Cabeceiras de Basto - Ignacio Galán e António Costa puderam ver, em primeira mão, a evolução dos trabalhos que empregam milhares de profissionais de mais de 100 empresas, entre as quais 75 portuguesas.

Uma vez concluída, esta grande infraestrutura renovável terá capacidade de armazenamento suficiente para fornecer energia limpa a dois milhões de casas portuguesas durante um dia inteiro, o que contribuirá para os objetivos de redução de emissões fixados pelo governo português.

Adicionalmente, a Iberdrola lançou há mais de cinco anos um plano de ação socioeconómico para a zona de influência que, através de mais de 50 milhões de euros, foram destinados a impulsionar iniciativas sociais, culturais e meio ambientais. Estas ações já estão a dar os seus frutos nos sete municípios que beneficiam deste projeto: Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Boticas, Chaves, Cabeceiras de Basto, Montalegre e Valpaços.

O desenvolvimento deste grande projeto foi possível graças à firme aposta da Iberdrola por um modelo energético sustentável, que começou há quase vinte anos, bem como ao contexto de estabilidade alcançado pelo Governo Português nos últimos anos.

Neste sentido, Ignacio Galán transmitiu a António Costa que “empreender em infraestruturas como esta (uma das maiores da Europa), só é possível através de uma planificação clara, um quadro estável, segurança jurídica e um diálogo contínuo, para encontrar soluções para os inevitáveis incidentes que possam surgir ao longo de toda a sua construção e operação”.

Paralelamente, Ignacio Galán felicitou o primeiro ministro pelo processo de recuperação económica do país. “Partindo destas condições incentivadoras, o sucesso do seu programa económico e a sua agenda social fez com que durante o seu mandato tenha conseguido aumentar o investimento direto estrangeiro até níveis recorde.”

 

Aposta renovável em Portugal

Os três aproveitamentos hidroelétricos que integram a gigabateria do Tâmega (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega), totalizam uma potência de 1.158 megawats (MW).

Ao complexo do Tâmega juntar-se-ão novos projetos renováveis da Iberdrola em Portugal: a empresa conseguiu, recentemente, capacidade solar para mais do que duplicar a sua potência renovável operativa no país e desenvolver novos projetos de capacidade eólica na região do Tâmega, que implicam um investimento de 200 milhões de euros. Assim sendo, poderá fornecer energia limpa aos seus mais de 800.000 clientes portugueses.
Desta forma, a Iberdrola reforça o seu compromisso com Portugal e a sua vontade de permanência no país. No final da sua intervenção diante do primeiro-ministro, Ignacio Galán afirmou: “Pode estar seguro de que continuaremos a impulsionar a transição energética neste país, e com isso a criação de riqueza, emprego e bem-estar para todos os portugueses”.

A tecnologia de bombagem, o armazenamento mais eficiente

A gigabateria do Tâmega fornecerá quase 900 MW de capacidade de bombagem para o sistema elétrico português, o que implicará um aumento de 30% em relação aos megawatts de bombagem que o país vizinho possui atualmente.
As obras de bombagem são agora uma salvaguarda para o sistema elétrico, pois permitem que a energia seja armazenada, elevando a água de um reservatório inferior para um localizado numa parte mais alta. Isso significa que uma grande quantidade de eletricidade pode ser gerada rapidamente, turbinando a água até o reservatório inferior. E tudo isto sem gerar qualquer tipo de emissão de poluentes na atmosfera.
Assim, a energia excedente em períodos de baixo consumo é utilizada para bombear água de um reservatório menor para um maior, obtendo uma energia de alta qualidade que permitirá ajudar a atender às necessidades do mercado durante as horas de maior procura.
Dessa forma, a tecnologia de bombagem hidroelétrica é fundamental para garantir a estabilidade do sistema elétrico perante a intermitência das outras fontes de energia renováveis, como eólica ou a solar fotovoltaica, que são chamadas a desempenhar um papel fundamental na transição energética que levará à descarbonização da economia.
A Iberdrola prevê atingir os 90 milhões de quilowatt hora (kWh) em capacidade de armazenamento até 2022, um aumento de quase 30% face a 2018: +20 milhões de kWh, equivalentes a 400.000 baterias de carros elétricos ou a 1,4 milhões de baterias para uso residencial.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

António Costa diz que barragens do Tâmega são estratégicas

Colisão entre dois veículos ligeiros fez quatro feridos graves