Um Dia de Herança Cultural Portuguesa na State House, uma conferência e exposição integram este ano o programa de comemorações do Dia de Portugal em Boston.
A celebração de um dia já começpi segunda-feira, 4 de Junho, e prevê-se que contará com a presença de várias entidades portuguesas, incluindo o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, João Rui Gaspar de Almeida.
As festividades terão início pelas 10 da manhã na State House, onde César e Almeida se dirigirão à assembleia. A cerimónia está a ser organizada e planeada por entidades eleitas de ascendência portuguesa e cabo-verdiana. Seguir-se-á um almoço patrocinado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Ao fim da tarde a celebração continuará no Edifício Johnson da Biblioteca Pública Portuguesa, em 700 Bolyston St. O evento comemorará ainda o vigésimo-quinto aniversário da Constituição portuguesa.
O serão começará com uma conferência pelo Professor António Costa Pinto, de Instituto de Ciências Sociais e do Trabalho da Universidade de Lisboa “Portugal, Democracia e Europa: Uma Visão.”
Imediatamente a seguir proceder-se-á à inauguração de uma exposição de fotografias e documentos sobre a Revolução do 25 de Abril, cujos materiais foram cedidos pela Biblioteca Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa. Espera-se que o director daquele museu, João Mário Mascarenhas, partilhe da ocasião.
O Cônsul-Geral de Portugal em Boston, Américo Madeira Bárbara, salientou que a exposição, que continuará patente por três semanas, é um hino à liberdade e uma homenagem aos portugueses.
“Os portugueses bateram-se generosamente por um ideal nobre, não desistindo do combate à opressão e à intolerância, recolocando Portugal entre as nações civilizadas,” adiantou Bárbara. “É também um alerta às novas gerações que a democracia se conquista e se constrói no dia-a-dia e a liberdade se ganha ou se perde em cada instante.”
Tanto entidades portuguesas como americanas deverão participar nos eventos relacionados com a comemoração, os quais são abertos ao público em geral.



PARTILHAR:

Ministro inaugurou ETAR e visitou margens do rio Fresno

Ministro do Ambiente anuncia