«Sinto-me muito feliz. Concretizei um grande sonho». Declaração de Carlos Pinto, 36 anos, solteiro, após receber das mãos do presidente da Câmara de Murça as chaves da sua nova casa, que resultou da recuperação do rés-do-chão da habitação da mãe, em Noura (Murça).

Carlos é tetraplégico há 18 anos passou metade da vida agarrado a uma cadeira de rodas e nunca tinha saído da casa da mãe, por causa das escadas, excepto para ir ao médico. Agora pode fazê-lo sempre que quiser. Sozinho.

\"Foi uma grande prenda de Natal\", prosseguia Carlos Pinto, à porta da casa, todo ele sorrisos de felicidade por poder experimentar um pouco mais de liberdade, dentro da prisão a que o remeteu um acidente de viação, em 1986. Atrás dele, encostada à porta, a mãe de 69 anos, Teresa Esteves não conseguia suster a emoção. As lágrimas assomaram-lhe aos olhos carregadas de um misto de sentimentos a tristeza de quem vê um filho pregado a uma cadeira de rodas e sente a vida presa para os dois; a alegria de ver minimizado o sofrimento dele e o seu também.

\"O meu filho só tinha contacto com a rua desde a varanda. Era de lá que falava com o povo\", recorda Teresa Esteves, justificando que as escadas são muito inclinadas, o que praticamente o impossibilitava de ir à rua. \"Só quando vinha cá o meu filho mais novo é que o podíamos descer\". No Inverno nem na varanda podia estar. \"Passava os dias sentado à frente da lareira e na cama\", acrescenta a mãe.

\"Agora vai custar um pouco conviver com outras pessoas porque sempre me fechei muito em casa\", admite Carlos Pinto. A casa agora entregue ao tetraplégico tem um compartimento que serve de cozinha e sala, com lareira; um amplo quarto onde estão instaladas duas camas uma para Carlos e outra para a mãe; uma casa de banho adaptada a pessoas com deficiência física e uma despensa.

Antes de ser uma casa de habitação, o rés-do-chão de Teresa Esteves servia de garagem, adega e arrumos. O Projecto de Luta contra a Pobreza de Murça, desenvolvido pela Câmara e pela Misericórdia, gastou 17 mil euros na transformação. \"Espero viver muitos anos com a minha mãe para poder usufruir bem da casa\", deseja Carlos. Mas as prendas de Natal não se ficaram pela casa. Depois de ir a um programa de televisão contar a sua história, Carlos viu uma empresa prometer-lhe uma cadeira de rodas com motor, para melhorar a sua deslocação. Recebeu-a, agora, no \"sapatinho\".



PARTILHAR:

Terras de miranda

Programa Polis