O frio que se faz sentir no interior das salas e faltas de condições da Escola EB-2/3 de Vimioso, levou os alunos daquele de estabelecimento de ensino a fazer greve às aulas. As melhorias na escola es-tão prometidas desde 2000.

\"Queremos condições! Queremos condições!\". Este era, ontem, o grito de revolta dos cerca de 300 alunos da escola EB-2/3 de Vimioso. Os alunos começaram a concentração de forma espontânea junto ao portão do estabelecimento de ensino, pouco passava da nove horas da manhã.

Os alunos asseguram que há infiltrações de águas através do telhado e das paredes; o sistema de aquecimento não funciona; há salas e corredores onde é preciso colocar recipientes para aparar a água que cai do tecto; as caixilharias e janelas estão na sua maioria partidas ou danificadas.

\"Não temos condições nas aulas. As salas são muito frias e chove no seu interior. Temos de estar dentro das salas de aula com luvas, gorros e cachecóis, devido ao frio. Assim não há rendimento possível\", assegura Camila Santos, aluna do 9º ano.

Outro dos problemas mais visíveis é a falta de condições no polidesportivo. O piso fica molhado, quando chove e as quedas são uma constante. Os balneários não têm condições de higiene e a água quente escasseia.

\"São muitas promessas feitas em relação ao início das obras. As obras já deveriam ter arrancado no início de 2008. No entanto, o maior problema é o frio e a humidade. Os alunos chegam a trazer de casa aquecedores, mas não adianta, não há tomadas para os ligar\", garante Elisabete Antão, vice-presidente da Associação de País.

\"Isto é inaceitável. Até os ratos se passeiam pelos corredores da escola. Nem parece que estamos no século XXI\", desabafa Maria Heleno, encarregada de educação.

Jorge Fidalgo, vice-presidente da Câmara de Vimioso disse que está agendada para a próxima semana uma reunião com a DREN para analisar o problema.



PARTILHAR:

Mobilidade especial

«Concorda com a manutenção da linha ferroviária do Tua?»