O acto de posse foi presidido pelo deputado António Cabral, seguindo-se uma reunião da comissão, que alguns membros aproveitaram para criticar o alheamento do Consulado de Portugal das reuniões preparatórias das
comemorações.
“O Consulado está aqui para servir a comunidade e não é a comunidade que deve servir o Consulado”, disse João Tomásia, secretário da organização.
Manuel Pereira, um dos vice-presidentes da comissão corroborou a crítica de João Tomásia, estranhando o facto de o Consulado não ter sequer respondido à comunicação que foi enviada dando conta da reunião.
“O Consulado deve estar do nosso lado, mas quer-me parecer que cada qual anda a puxar para seu lado”, adiantou Manuel Pereira, acrescentando que gostaria de ver uma melhor relação e coordenação entre a comissão e o Consulado.
O presidente da comissão, José Soares, disse, por sua vez que “o senhor cônsul de Portugal é bem-vindo a participar nas nossas reuniões e a colaborar connosco”.
Críticas à parte, no decorrer da reunião foi revelado pelo tesoureiro que a comissão dispõe de uma verba ligeiramente superior a 28 mil dólares, tendo sido decidido destinar um montante até $3.500 dólares para custear as despesas com a aquisição de umas dezenas caravelas dos Descobrimentos e band eiras das quinas que irão ser construídas em fibra óptica iluminada para ornamentar o recinto das festas que, à semelhança dos anos anteriores, ocupará vários quarteirões da Acushnet Avenue, delimitado a sul pela Sawyer Street e, a norte, pela Bullard Street.
Luís Nunes e João Bernardino apresentaram uma maquete da caravela, que mereceu a aprovação geral.
Para além da comissão executiva, estão organizadas diversas sub-comissões que terão a ser cargo várias aspectos das celebrações, que incluirão espectáculos musicais, exibição de folclore, provas de atletismo, exposições de artesanato, para além das típicas barracas de comes-e-bebes que nos dias 7, 8 e 9 de Junho transformarão num autêntico arraial à portuguesa.
Nas próximas semanas a comisão e as diferentes sub-comissões irão reunir-se com frequência, para delinear todo o programa das comemorações e tratar de todos os pormenores para que tudo esteja a postes para a celebração de Portugal que, de ano para ano, atinge maiores proproções e congrega cada vez mais pessoas.

A comissão executiva é constituída por:

Presidente José Soares
V.Presidente Manuel Pereira
V. Presidente Agostinho Pinto
Tesoureiro Adriel Calvão
Secretário João Tomásia



PARTILHAR:

Feira de S. Braz

Apresentação a lista distrital