O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior veio ao Consulado Geral de Portugal em Paris para lançar um apelo aos lusodescendentes para que se inscrevam nas universidades portuguesas.

O membro do Governo lembrou que os emigrantes e lusodescendentes têm 7% de vagas reservadas no ensino superior português, o que corresponde a cerca de 3.700 vagas, mas apenas 400 foram preenchidas no ano passado.

 O Secretário de Estado veio a Paris com o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontaínhas Fernandes, com o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, e com Luisa Paes Lowé, do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A comitiva falou no Consulado Geral de Portugal em Paris para os membros do Conselho consultivo da área consular e para a comunicação social. Na sala estava também o Embaixador Jorge Torres Pereira e o Cônsul Geral António de Albuquerque Moniz.

“Uma das coisas que tem falhado, tem sido o canal de comunicação. A informação da disponibilização desta cota, mas sobretudo a informação deste abraçar, desta vontade de Portugal receber as suas Comunidades” explica o Secretário de Estado João Sobrinho Teixeira.

“Uma vez detetada a falta de comunicação, agora é preciso termos contactos cada vez mais próximos e tentar explicar aos diferentes Portugueses que estão dispersos pelo mundo, que podem utilizar este contingente especial. É específico para eles e desta forma também é melhor para as famílias, para qualificar mais não só a população portuguesa que mora em Portugal, como também a que está fora” completa António Fontaínhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

O secretário de Estado das Comunidades está a percorrer vários países para convencer luso-descendentes e filhos de emigrantes a candidatarem-se às licenciaturas nas universidades portuguesas.

O Ensino Superior tem uma quota de sete por cento das vagas reservada para este efeito, cerca de 3 mil e 500 lugares.

A iniciativa "Jornadas estudar e investigar em Portugal 2019" começou no Luxemburgo e agora em França.

Estão ainda previstas ações na Suíça, na Alemanha e nos Estados Unidos.

Também os Institutos Politécnicos querem ter mais estudantes lusodescendentes. “Os Politécnicos, desde há muitos anos – mas de forma mais insistente nos últimos anos – têm feito uma aposta mais forte na internacionalização. Não apenas a nível de projetos de investigação e de mobilidade de docentes, mas sobretudo na atração de estudantes internacionais.

Os Institutos Politécnicos têm uma presença muito forte no território, em cerca de 90 cidades ou locais a nível nacional, o que significa que há uma cobertura muito significativa, uma capilaridade muito grande no território, com áreas científicas muito distintas, mas abrangentes e que cobrem o território nacional”.

O Reitor da UTAD afirma que Portugal tem aumentado muito o número de estudantes internacionais. “As instituições têm 15 a 30% de estudantes de outros países, e não fazia sentido não trabalharmos com as Comunidades portuguesas que estão distribuídas por todo o mundo”.

O Secretário de Estado referiu que “Portugal tem as Portas abertas para receber esta comunidade dos lusodescendentes”. E aos que preferem estudar no país de residência, sugere que recorram aos programas europeus de mobilidade, nomeadamente ao Erasmus, e que “escolham o país dos vossos pais, dos vossos avós, o país que vai olhar sempre para vós com uma relação de afeto, de carinho, e ainda por cima é um país que se modernizou e o ensino superior foi daqueles que mais evoluiu e mais deixa o nosso país orgulhoso pela posição mundial que as instituições de ensino superior portuguesas conseguem ter”.

No próximo dia 9 de junho o Secretário de Estado João Sobrinho Teixeira regressa a Paris, para uma apresentação pública na Festa franco-portuguesa de Pontault-Combault, mas também estão previstas ações em Toulouse e em Cenon, nos arredores de Bordeaux.



PARTILHAR:

Comboio turístico do Douro vai acabar

Atrasado o processo de Indemnização a familiares das vítimas