O Governo vai lançar até final deste ano uma campanha de esclarecimento sobre a existência de redes de exploração de emigrantes, anunciou segunda-feira, no Porto, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

O objectivo da campanha, que incide, em particular, sobre o fenómeno do trabalho temporário no estrangeiro, é «evitar que os portugueses saiam à aventura», sem garantir em Portugal todos os seus direitos e o cumprimento das leis laborais.

«O que acontece muitas vezes é que lhes prometem muito dinheiro e boas condições de trabalho, mas quando chegam ao destino confrontam-se com problemas sérios, sendo submetidos a condições de trabalho e de alojamento de verdadeira escravatura», disse José Cesário.

Referiu, em concreto, a situação vivida no Reino Unido - país para onde tem aumentado a emigração portuguesa nos últimos anos -, onde se registaram reclamações de emigrantes em relação à falta de condições de alojamento e ao facto de receberem salários inferiores ao prometido.

O secretário de Estado falava na apresentação do livro »Porto de Partida Porto de Chegada - A Emigração Portuguesa», da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, que reúne os textos do Colóquio «A emigração portuguesa», organizado pela Câmara Municipal do Porto em Agosto de 2002.



PARTILHAR:

Redes de emigração clandestinas

Recluso capturado