Quando chegou aos Paços do Concelho, na manhã da passada segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Murça, João Luís Teixeira, tinha à sua espera o presidente da Junta da Junta de Freguesia de Jou, que o informou que três abrigos de autocarros do concelho tinham sido completamente destruídos durante a noite. \"Fiquei perplexo\", confessou o presidente da Câmara, que desde logo se disponibilizou para ir ver a situação no terreno.

As paragens de autocarro nos cruzamentos de Ribeirinha/Valongo de Milhais, Mascanho e Serapicos/Zebras/Toubres ficaram sem qualquer hipótese de recuperação. Esta situação é considerada \"estranha\", não só pelo autarca, como pelos habitantes das redondezas. Houve quem colocasse a hipótese de se terem usado explosivos para destruir os abrigos, mas a Brigada de Explosivos da GNR, que esteve no local, afastou esta teoria. A destruição à marretada ou com máquinas são outras técnicas que poderiam ter sido utilizadas pelos vândalos.

\"Não compreendemos este acto de vandalismo\", lamentou João Luís Teixeira, acrescentando: \"não imaginamos sequer porque aconteceu isto numa terra tão pacata como Murça\". Na opinião do autarca, este acto poderá ser \"uma brincadeira de muito mau gosto\" ou \"uma forma de fazer com que a Câmara construa novos abrigos\". Contudo, João Luís Teixeira não está muito convencido desta última hipótese, visto estes abrigos serem utilizados apenas pelo serviço público de carreiras, já que o transporte de estudantes leva os alunos mesmo até às aldeias.

Nas aldeias próximas dos abrigos, que se situam aproximadamente a dois quilómetros de cada paragem, ninguém ouviu qualquer barulho. E no chão que rodeia os abrigos, ali construídos há cerca de 15 anos, não se notam quaisquer marcas de pneus de máquinas que possam ter sido utilizadas neste acto de vandalismo. No entanto, \"como a destruição foi feita a cem por cento\", a Câmara de Murça terá de gastar aproximadamente 15 mil euros para construir abrigos novos.

A população do concelho de Murça está \"preocupada\" com o que aconteceu. \"Isto foi hoje, mas não sabemos o que poderá acontecer amanhã\", afirmou Carlos Silva, um dos residentes.

No passado mês de Junho aconteceu em Murça uma situação idêntica. Uma noite, após uma ida à discoteca, alguns jovens destruíram diversos sinais de trânsito. Os responsáveis acabaram por ser apanhados pela GNR e o processo encontra-se agora nos tribunais.

Quanto à destruição dos abrigos, a GNR pÎs de lado a utilização de material explosivo e procede a investigações.



PARTILHAR:

Eduardo Rosa

Alice Machado lançou obra poética