O concelho de Freixo de Espada à Cinta passa a beneficiar de um conjunto de consultas gratuitas de várias especialidades médicas que serão asseguradas por cinco clínicos voluntários, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

“Uma vez por mês, um grupo de cinco médicos, vem ao nosso concelho fazer consultas em várias especialidades da medicina, para evitar as grandes deslocações que os nossos utentes têm de percorrer para chegar aos hospitais de referência”, explicou Nuno Ferreira.

De acordo com o autarca socialista do distrito de Bragança, as consultas são de especialidades como pediatria, ginecologia/obstetrícia, psicologia e futuramente dermatologia, ortopedia, entre outras especialidades.

“Logo no primeiro dia de consultas, a agenda ficou totalmente preenchida, tendo havido necessidade de proceder à criação de uma listagem de suplentes, que serão contactados em caso de falta ou para as próximas consultas”, concretizou Nuno Ferreira.

Este projeto representa, na opinião do Executivo municipal, “um avanço muito importante em termos de cuidados de saúde para a população do concelho de Freixo de Espada à Cinta, já que se trata de um concelho periférico”.

“É importante implementar estas medidas para colmatar as assimetrias que existem em relação ao concelho de Freixo de Espada à Cinta face aos hospitais de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros ou Vila Real, onde as distâncias a percorrer ultrapassam algumas centenas de quilómetros”, vincou o autarca.

Nuno Ferreira toma como exemplo uma consulta de pediatria, que pode chegar aos 70 euros só para ir a um especialista, para além dos quilómetros a percorrer.

“Esta consultas de especialidade são gratuitas, o que se torna vantajoso para os utentes”, vincou o autarca transmontano.

Este tipo de serviços de saúde envolve a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já que se trata de um “parceiro estratégico” na implementação destas medidas, porque que implica a utilização das instalações do Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta e utilização de vários recursos.

Outras das pretensões, passa pela abertura, diariamente, da sala de fisioterapia para evitar deslocações a outras unidades de saúde mais distantes.

“Temos equipamentos e profissionais qualificados para manter este serviço em permanência”, enfatizou o autarca.



PARTILHAR:

Investigador teme agravamento da degradação da qualidade da água do rio Douro

Territórios dos Lagos do Sabor classificados como Bio-Região