A “France Televisions” é a grande vencedora do Eurovisionsports, os jogos que reuniram as Rádios e Televisões Públicas da Europa.

Portugal, representado pela RTP, ficou em segundo lugar, conseguindo um total de 89 medalhas contra as 105 da Televisão Francesa. A Dinamarca completou o pódio com 63 medalhas.

Os jogos distribuídos por nove modalidades, envolveram 350 atletas de dez nacionalidades e foram organizados pela Casa do Pessoal da RTP, num esforço financeiro de cerca de meio milhão de euros.

A competição desportiva da Eurovisão, que acontece há 57 anos, teve o Douro como anfitrião, representado por 19 municípios que compõem a “CIM Douro”.

Luís Castro, presidente da Casa do Pessoal da RTP, realça o “enorme empenho dos autarcas do Douro” na realização destes jogos e o “fantástico impacto mediático” de promoção do Douro em todo o mundo, com a cobertura noticiosa da região pela “Euronews” (12 línguas para 455 milões de lares em 155 países), pela agência estatal de notícias chinesa, a “Xinhua” que chega a metade dos chineses, pela “TPA”, a Televisão Poupar de Angola, ou a espanhola “TVE”, com várias reportagens no seu principal Telejornal. Televisões belgas e francesas estão a preparar documentários sobre a região e as várias rádios reportaram diariamente as belezas do Douro.

Antes de Portugal, os jogos aconteceram na Alemanha e agora transferem-se para a Bélgica, em 2017, e Dinamarca, em 2018, havendo a possibilidade de voltarem a Portugal em 2019 para se realizarem nos Açores.
RTP



PARTILHAR:

Detido suspeito de ter ateado fogo em Valpaços

I Congresso Internacional “Camilo: o homem, o génio e o tempo”