Onze feridos, quatro dos quais em estado grave, é o resultado de um acidente ocorrido durante um festival de pirotecnia, passava um quarto de hora da meia-noite de ontem, em Vila Pouca de Aguiar.

O arraial, incluído no programa da Feira do Granito e do Dia do Município, estava a decorrer há cerca de 15 minutos quando um foguete atingiu as 11 vítimas, que faziam parte de milhares na assistência.

Vanessa Soraia Moreira Lima, de 13 anos, continuava, ontem, em estado considerado muito grave, no Hospital de Santo António, no Porto. Segundo apurámos, \"sofreu ferimentos muito sérios e terá chegado ao hospital entre a vida e a morte. Não sofreu muitas queimaduras, mas foi atingida pelo foguete, ou parte dele, em plena nuca\".

Internados

Sandra Rodrigues, responsável pela empresa municipal Vitaguiar, que organizou o evento, o marido e a filha de quatro anos, são os outros feridos graves. Encontram-se internados no Centro Hospitalar de Vila Real e Peso da Régua. Ontem, ao final da tarde, Sandra e a filha já se encontravam \"fora de perigo, tendo sido transferidas para a unidade de internamento\". O marido, Vítor Cardoso, é que continuava \"a inspirar mais cuidados e com cerca de 50% do corpo com queimaduras graves\", revelou uma fonte. Também internadas com menor gravidade, e no mesmo hospital, estão duas adolescentes, Sandra Ferraz e Sofia Guedes.

Com a morte do jovem de 16 anos (há pouco mais de uma semana \"engolido\" pelo mar na Póvoa de Varzim), ainda muito fresca na memória, ontem, em Vila Pouca de Aguiar, não havia quem não associasse uma tragédia à outra . \"Até parece impossível. E, logo por azar, muitos dos que ficaram feridos foram dos que conseguiram escapar da morte na praia da Póvoa\", comentava um grupo de pessoas, junto ao local onde teve lugar o acidente.

Segundo fonte da \"GJR - Pirotecnia, SA\", que \"ainda está a apurar as causas concretas do acidente\", este \"terá ocorrido, ao que tudo indica, devido a uma pequena peça de 50 mm (Balona), que por norma atinge uma distância de 25 a 30 metros, e que terá saído ligeiramente inclinada e com atraso na abertura\". Ainda segundo a mesma fonte, \"as condições de segurança estavam todas reunidas e já foi accionado o respectivo seguro\".

Domingos Dias , presidente da Câmara , afirmou ao JN que \"foi ordenado um processo de averiguações a realizar por uma entidade externa\". As actividades da feira foram suspensas \"em solidariedade pelas vítimas e familiares\".



PARTILHAR:

Rotas do contrabando ibérico

Terceira investida de lobos