O festival Artimanha instala-se entre 12 e 13 de julho na serra do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, e conta com as atuações de Ana Lua Caiano, Crua, Olive Tree Dance e Chega na Hora.

O diretor artístico, José Miguel Carvalho, disse hoje à agência Lusa que o tema da edição 2024 é “natureza e sustentabilidade” e, nesse âmbito, a grande novidade desse ano é a deslocalização do festival da vila sede de concelho para a praia fluvial de Viduedo, na freguesia do Alvão, já na zona de montanha.

“Achámos que tinha mais a ver com a identidade do festival, porque é um festival que promove as tradições, a identidade da região através de cocriações com artistas locais e artistas de fora em articulação também com a comunidade e com diversas associações”, afirmou o responsável.

Este ano, o Artimanha propõe-se chamar a atenção para a “natureza, a sua preservação e regeneração” que está intrinsecamente relacionada com a sustentabilidade do planeta e das comunidades”.

Novidade nesta edição são também o campismo e o autocaravanismo na zona do festival, que estão incluídos no bilhete.

Segundo a organização, esta alteração vai conduzir também a uma requalificação de uma área que não estava a ser utilizada para que assim, no futuro, possa ser usufruída pela comunidade local e turistas.

O festival que tem como lema “Traz Arte aos Montes” é promovido pela Animódia (Organização, Produção e Direção Artística) em parceria a Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

Relativamente ao cartaz, João Miguel Carvalho disse que já estão confirmadas as atuações das Crua, Ana Lua Caiano, os Olive Tree Dance e os Chega na Hora.

Revelou ainda que as Crua, banda Ana Costa, Ana Trabulo, Diana Ferreira Martins, Isabel Martinez, Liliana Abreu e Rita, vão fazer uma residência artística com o grupo de cantares do Alvão, através de uma oficina com Adufe (instrumento musical), que incluirá participação especial no concerto.

Estão também planeadas atividades aquáticas no rio Torno em colaboração com o Pena Aventura, parceiro deste festival de artes, bem como estão já confirmados os “Jogos do Hélder”, que são jogos de madeira para todas as idades criados por Hélder Sucena.

Em 2024 há também uma parceria entre dois festivais da região - o Artimanha e o Identidades – com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, em Trás-os-Montes, com conceitos de aproximação às comunidades em ambiente rural.

O Identidades realiza-se entre os dias 12 a 14 de agosto, em Loivos, concelho de Chaves, e nasceu com o propósito de unir música, dança, tradição, natureza, família, oficinas criativas, produtos regionais.

Os dois festivais uniram-se para, entre outros objetivos, uma promoção conjunta das duas marcas e angariação de patrocinadores e aquisição de materiais.



PARTILHAR:

Cancioneiro tradicional mirandês enriquecido com novo disco “Manantial” de Lúria

PSP detém quatro jovens suspeitos de furto em estabelecimento comercial