A freguesia de Lavandaria, concelho de Carrazeda de Ansiães esteve em festa desde sábado dia 14, até segunda-feira, dia 16 com o encerramento com muita música e animação.

A festa de Santa Eufémia ou a "Festa da Marrã" é procurada por diversos devotos que vêm em Romaria de terras de vários pontos do país e é considerada a maior Romaria do concelho de Carrazeda de Ansiães.

Para além de ser uma das últimas festas do Verão, tem uma particularidade muito peculiar, realiza-se sempre à mesma data independentemente do dia da semana.

Entrevista ao Presidente de Junta de Freguesia da Lavandeira, Renato Lopes

CES: Uma festa que começou sábado, dia 14 e se prolongou até hoje, dia 16, uma festa que atrai devotos em romaria de vários pontos do país, uma das romarias mais importantes da freguesia, fale-me um pouco mais sobre a festa em honra da Santa Eufémia, uma das padroeiras desta freguesia.

Renato Lopes (Presidente de Junta de Freguesia ): A festa em honra da Santa Eufémia é uma festa com muita tradição, pensamos nós que a devoção à Santa Eufémia tenha mais de 400 anos, pois pensasse que habitantes de Ansiães (Vila Amuralhada de Ansiães, no Castelo que acabou em 1734) que à cerca de 500 anos trouxeram uma relíquia da Santa Eufémia da Calcedônia (terra natal da Santa Eufémia), no Médio Oriente na atual Turquia.

Uma das tradições da festa é a “Marrã”, que é a carne de porco assada. Antigamente quando ainda se podiam matar porcos, visto que agora isso só é permitido nos matadouros, chegavam se a matar 200 porcos para consumo da festa e algum para venda para levarem para casa.

Atualmente, a festa começa dia 14 com uma procissão das velas que teve muita aderência este ano.

No segundo dia de festa, dia 15, normalmente à convívio a tarde, atua um rancho ou um grupo. No período da noite a partir das 19h no largo junto à Junta de Freguesia juntam se grupos a assar e a comer a “Marrã” normalmente acompanhada com vinho tinto, continuado a ser uma tradição, mas com algumas alterações.

No último dia de festa, dia 16, por volta das 11h reza-se uma missa por alma dos irmãos falecidos visto que nós temos uma irmandade espalhada por quase 100 localidades. No período da tarde, por volta das 16h realiza-se uma missa campal em honra de Santa Eufémia e o “Ponto Alto” religioso é a procissão. No período noturno, atua sempre um grupo musical.

CES: Para quem vêm à Lavandeira diga-me quais são os principais locais que aconselha a serem visitados.

Renato Lopes : Na freguesia podemos visitar o Castelo de Ansiães, visto que o castelo e a Vila Amuralhada estão agora na União de Freguesias (Lavandeira, Beira Grande e Selores). Além de podermos ver o Castelo propriamente dito, podemos ver uma Igreja Românica (Igreja de São Salvador, padroeiro herdado de Ansiães festejado no dia 6 de agosto). O portal da Igreja Românica é um exemplar único no norte do país. Temos também a Igreja de Santa Eufémia que é classificada imóvel de interesse público, onde podemos ver no teto os caixotões que retratam a vida de Cristo, na Capela Mor uma Árvore de Jesse e na Sacristia o teto que veio da Igreja do Castelo. Além disso, podemos visitar também o lagar do azeite que foi recuperado, visto que é um lagar com mais de 300 anos.

CES: Por curiosidade, qual é o nome que se dá aos habitantes da freguesia da Lavandeira?

Renato Lopes: Lavandeirences

CES: Qual é a origem do nome “Lavandeira”?

Renato Lopes: O nome “Lavandeira” têm 3/4 origens. O Abade Baçal, foi um Abade que estudou muito as terras pertencentes ao distrito de Bragança (distrito da nossa freguesia), e ele nas escrituras que deixou diz que o nome “Lavandeira” vem de um pássaro que é a lavanda (aboeira, rabeta, lavadeiras, lavadiscas…) que quando antigamente se lavravam os campos esses pássaros vinham atrás das charruas a apanhar os bichinhos. Na minha modesta opinião acho que o nome “Lavandeira”, teve origem à uns 300/400 anos na época em que os habitantes do Castelo (visto que lá não havia água, só tinha um poço muito fundo) vinham ao ribeiro que aqui passa lavar a roupa. Também há que defenda que o nome “Lavandeira” vêm da Alfazema que também é chamada de Lavanda.



PARTILHAR:

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

Continental adquiriu empresa que produz 17 milhões de antenas