O consultor financeiro Fernando Nogueira é o candidato do CDS-PP à Câmara de Valpaços, no distrito de Vila Real, e tem “como missão urgente revitalizar o concelho nas vertentes social, económica e cultural”.

Fernando Nogueira, de 60 anos, licenciado em Contabilidade e Administração, tem “como missão urgente revitalizar o concelho nas vertentes social, económica e cultural” e apresenta um programa às eleições autárquicas de 26 de setembro “que promove o bem estar social, o desenvolvimento económico e a criação de emprego”.

Esta candidatura "assenta em condições amplas de segurança efetiva dos que residem no concelho, anseiam por regressar às terras natais, queiram investir, trabalhar ou tão só viver no concelho de Valpaços”, pode ler-se na informação com as propostas a que a agência Lusa teve acesso.

Para Fernando Nogueira, “a criação de emprego, preferencialmente emprego qualificado, é [uma] necessidade vital”.

“Derivará fundamentalmente do desenvolvimento do setor agroindustrial com extensão ao turismo rural e integração nas autoestradas digitais, valorizando as nossas capacidades produtivas – o saber fazer, os solos e os nossos produtos de referência, sobretudo o nosso azeite, o nosso vinho e a nossa castanha”, pode ler-se.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato do CDS-PP estão o apoio à agricultura, indústria e comércio local, bem como o incentivo e divulgação do artesanato do concelho.

Defende também a gestão dos recursos hídricos, “constituindo reservatórios que possam ser utilizados para regadio agrícola, prevenção e combate aos incêndios”.

O CDS-PP pretende também desenvolver em Valpaços uma plataforma de comércio ‘online’ para “toda a produção agrícola e agroindustrial, à semelhança do apoio já dado à Feira do Folar”, e ainda “alargar a Feira do Folar a outros produtos do concelho”.

Nas propostas é ainda referido a criação de “isenções de taxas municipais para recuperar o comércio tradicional” ou a criação de “programas para fixar agroindústrias criadoras de emprego qualificado”.

Sobre o turismo, Fernando Nogueira quer “apoiar o desenvolvimento nas zonas emblemáticas” do concelho, promovendo a “sua riquíssima gastronomia, cultura e património”.

E também “defender e incentivar o desenvolvimento da linha ferroviária do Douro Internacional” como forma de potencial o concelho devido à proximidade com o Alto Douro Vinhateiro.

Como forma de promover o aumento da população, o CDS-PP defende que sejam “personalizados os planos de apoio familiar à natalidade e à residência”.

Propõe também que sejam reabilitados edifícios do município de Valpaços ou casas devolutas “a serviços de apoio à sociedade civil, nomeadamente associativismo, prevenção de toxicodependência e alcoolismo e abrigo de pessoas em risco”.

E defende ainda a promoção de “workshops de cozinha económica e vegetariana confecionada com produtos saudáveis de origem biológica da terra”.

Desde 1976 que o PSD governa em Valpaços, sendo que em 1979 a autarquia foi conquistada pela Aliança Democrática. 

Nas autárquicas de 2017, os sociais-democratas conquistaram seis mandatos e o PS um.

Além de Fernando Nogueira, são candidatos Amílcar Almeida (PSD) atual presidente e candidato a um terceiro mandato, Manuela Ramos (CDU), Ricardo Xavier (Chega) e José António Coroado (PS).



PARTILHAR:

Acidente mortal em Parada

Festival Internacional de Música Bragança ClassicFest