A primeira edição da Feira Franca -- Porca de Murça realiza-se entre sábado e domingo para promover e divulgar o azeite, vinho e castanha, sector que representa 8,6 milhões de euros para a economia local.

Promovida pela câmara, a Feira Franca homenageia o monumento ex-libris do concelho, a Porca de Murça, e quer promover os produtos regionais e valorizar as atividades económicas do concelho.

Murça é um concelho onde a principal atividade é a agricultura e os produtos com mais significado são o azeite, o vinho e a castanha que, de acordo com os dados fornecidos à agência Lusa pela autarquia, representam um volume de negócios anual de cerca de 8,6 milhões de euros.

Este município do distrito de Vila Real produz cerca de quatro milhões de litros de vinho em média por ano, o que representa cinco milhões de euros, e 400 mil litros de azeite, que significam um volume de negócios de 2,2 milhões de euros.

A maioria dos produtores locais está concentrada na Adega Cooperativa de Murça e na Cooperativa de Olivicultores.

No concelho são ainda apanhadas cerca de 700 toneladas de castanha, que se traduzem em cerca de 1,4 milhões de euros de receita para as famílias.

O novo executivo, liderado por Mário Artur Lopes, avançou este ano com um novo formato para a Feira do Azeite e do Vinho, que se realizou durante mais de uma década no município.

Segundo a autarquia, o objetivo da Feira Franca -- Porca de Murça é proporcionar oportunidades de negócio aos produtores locais, divulgar o setor e atrair visitantes ao concelho.

O evento realiza-se no parque desportivo da vila e o programa inclui recriações históricas sobre os doces conventuais e a desmancha do porco, a confeção de rojões no pote e a apresentação de vinhos brancos e azeites.

Pelo recinto vão espalhar-se cerca de 70 expositores dos produtores locais, também de artesanato, maquinaria agrícola, associações e instituições. A animação fica a cargo do grupo musical os Azeitonas.

Durante o fim de semana, decorre também um roteiro gastronómico, onde dez restaurantes locais servem à mesa os "saberes e sabores" da região.

A Feira Franca está inserida na programação das celebrações do feriado municipal, que se assinala a 08 de maio.



PARTILHAR:

Médicos atraídos para novas especialidades em Trás-os-Montes

Feira das Cantarinhas já ao virar da esquina