A Feira das Cebolas, que se realiza na terça e na quarta-feira em Vila Pouca de Aguiar, tem “um historial inigualável já com 700 anos” e espera receber “milhares de visitantes”, disse hoje o presidente da autarquia.

“Esta é uma feira natural, fundamentada nas características rurais e é isso que queremos continuar a desenvolver e permitir na dinamização da Feira das Cebolas, que não é fabricada nem igual a tantas outras”, disse à Lusa o autarca do município do distrito de Vila Real, Alberto Machado.

Sendo uma tradição secular, pois os primeiros registos do evento datam de há 700 anos, esta tem assim “um historial inigualável na região”.

Vila Pouca de Aguiar espera durante os dois dias do certame receber “milhares de visitantes que de forma natural se deslocam para comprar cebolas para o ano inteiro, com garantia de qualidade e tradição”, acrescentou.

O impacto económico na região vai para além da compra das cebolas, pois os visitantes consomem também outros produtos, salientou Alberto Machado, destacando também o incentivo dado aos produtores pela autarquia.

“Fornecemos milhares de pés de cebolas, através da cooperativa agrícola de Vila Pouca de Aguiar aos nossos agricultores, que por sua vez replantam, cultivam e vendem as cebolas devidamente encabadas, que era o meio de conservação utilizado antigamente”, contou.

O autarca social-democrata explicou ainda que atualmente são já vendidas “centenas de toneladas de cebolas produzidas na integra no concelho”, realçando, no entanto, que não são “fechadas as portas” aos territórios vizinhos, como Chaves ou Valpaços, que também têm produtores de cebolas.

O evento, que arranca às 12:00 de terça-feira, com a receção aos produtores, tem atividades em torno do produto que é a atração principal, como o concurso da maior cebola, mas também outros concursos, como o campeonato do jogo do malhão, corrida de burros, corrida de cavalos de passo travado, chega de bois ou concurso pecuário.

“São atividades que dão mais alguma cor aos eventos”, refere Alberto Machado, que realça também a animação cultural, que tem este ano a atuação de Augusto Canário e Amigos, às 21:30 de quarta-feira, mas também a animação com concertinas e teatro de rua, durante o evento.

A Feira das Cebolas, que tem sempre como dia principal o 25 de setembro, é organizada pelo município de Vila Pouca de Aguiar e espera ter à venda no recinto 30 mil quilos de cebolas, através de 60 produtores.



PARTILHAR:

GNR identificou mulher suspeita de atear incêndio florestal

CTT juntam correspondência de Bragança e Vinhais