As produções agrícolas são a base da economia de Carrazeda de Ansiães e vão estar em destaque, durante o fim de semana, no certame dos produtos que movimentam mais de 20 milhões de euros no concelho transmontano.

Há 20 anos que a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite é a montra do potencial agrícola do município do distrito de Bragança ribeirinho do Douro e do Tua e, entre sexta-feira e domingo, junta cerca de 80 expositores representativos da economia regional.

O evento tem espaço também para a animação musical, manifestações e usos rurais do concelho e a reprodução de uma quinta agrícola para os mais novos experimentarem o papel dos agricultores.

A maçã dos pomares plantados no planalto de Carrazeda de Ansiães é o produto agrícola que distingue este município que produz cerca de 25 mil toneladas por ano em mais de 700 hectares, como indicou o presidente da câmara, João Gonçalves, em entrevista ao jornal Mensageiro de Bragança.

De acordo ainda com o autarca, esta atividade agrícola que representa “cinco milhões de euros diretos” para a centena de produtores do concelho.

A área de plantação tem vindo a aumentar e a produção tem garantido o escoamento, sendo a falta de mão-de-obra uma das principais dificuldades com que se deparam os agricultores num concelho com pouco mais de seis mil habitantes.

Há vários anos que os produtores recorrem ao trabalho de migrantes, estando já fixada no município uma comunidade de estrangeiros considerável que se multiplica na época das campanhas agrícolas, nomeadamente na apanha da maçã e na vindima, que ocorrem por esta altura do ano.

O vinho é o produto agrícola com maior peso económico, mais de 15 milhões, segundo as contas do autarca deste concelho integrado na zona demarcada do Douro com 2.500 hectares de vinhas.

Para melhorar as condições de apoio às atividades agrícolas, a autarquia pretende alargar em mais 40 lotes a zona industrial a pensar sobretudo no armazenamento de fruta.

O regadio é outra preocupação e a razão da ambição de uma nova barragem pensada para o Lugar da veiga, próximo da vila de Carrazeda de Ansiães, avançou João Gonçalves.

O potencial agrícola, mas também turístico do concelho está em destaque durante os três dias da feira numa tenda com 1.100 metros quadrados de área de exposição e venda, como informou a autarquia.

O município espera “milhares de visitantes” no certame composto ainda por uma outra área de exibição e venda dos restantes produtos locais e regionais onde se destacam os frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos.

As noites serão animadas com artistas nacionais como Carolina Deslandes, Calema e Emanuel.

No segundo dia da feira, as ruas da sede de concelho “vão encher-se de cor e alegria com a passagem do cortejo etnográfico” representativo “das mais antigas manifestações e usos rurais deste território”.

No domingo há também a vertente religiosa com uma procissão de todos os oragos (padroeiros) do concelho em andores enfeitados com flores naturais.

Foto: Antonio Pereira



PARTILHAR:

Congresso de Medicina Popular em Vilar de Perdizes

Chaves investe em 37 abrigos de passageiros