Manuel António Martins nem queria acreditar. «Então não é que me voltaram a mandar a carta de condução caducada?» Faltam-lhe as palavras a este habitante de Carrazeda de Ansiães. «Nem sei se ria ou se me chateie». Motivo duas vezes se deslocou a Bragança para renovar o título, duas vezes o recebeu com a data de validade ultrapassada.

Manuel Martins está indignado. Ontem de manhã estava furioso. Repetiu-se o episódio do passado dia 4 de Fevereiro. Recebeu o correio, num envelope lá vinha a carta de condução, supostamente renovada, e eis que, quando conferiu as datas, o campo da validade assinalava 13.12.2007.

Ora, foi por causa desta data que este condutor de 70 anos se deslocou a Bragança, aos serviços do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (que absorveu a Direcção-geral da Viação entre outros organismos do Estado), no passado dia 30 de Novembro de 2007. Aproximava-se a caducidade do documento e achou por bem renová-lo com tempo. Uma guia autorizava-o a circular com a sua viatura enquanto aguardava o título definitivo.

Chegou na véspera de Carnaval deste ano, mesmo assim atrasado, pois a guia já caducara no dia 29 de Janeiro. O pior foi quando verificou que a data de validade era a mesma que constava do documento que queira revalidar 13.12.2007.

Indignado, Manuel Martins deslocou-se novamente a Bragança, dois dias depois, para reclamar. \"Até arrisquei bastante. Pois fui sem qualquer licença. Tanto a carta como a guia estavam caducados. Mas se fosse multado havia de deixar correr o processo. Eles que a pagassem\", lembra.

Nos serviços disseram-lhe que o erro se tinha devido a \"um problema informático\". Explicação acompanhada de imensas desculpas e de uma nova guia para conduzir legalmente até dia 6 de Abril, enquanto a carta era efectivamente renovada.

O septuagenário não voltaria a preocupar-se com o assunto até ontem de manhã. Parece que recuara à véspera de Carnaval. Recebeu o correio, num envelope lá vinha a carta de condução, supostamente renovada, e eis que, quando conferiu as datas, o campo da validade assinalava 13.12.2007.

Barafustou \"Não pode ser!\" Indagou para o ar: \"Andam a brincar comigo ou quê!?\" A gripe abafava-lhe o volume do protesto. \"Não sei que faça mais, estou abismado. Abismado\", repete.

A frente da carta de condução mostra que o processo de renovação data de 13 de Fevereiro. Mas tal como no pedido de substituição de Dezembro do ano passado, não houve alteração da data de validade das duas categorias licenciadas (automóveis ligeiros, e triciclos e quadriciclos).

A única diferença do verso, entre o documento que lhe chegou às mãos em Fevereiro e o recebido ontem, é que este último já não inclui qualquer data de validade para a condução de ligeiros com reboque. De resto, Manuel Martins também não tinha interesse na sua continuidade.

Posto isto, não lhe resta outra alternativa que não seja deslocar-se novamente a Bragança, quase 200 quilómetros, ida e volta, para renovar a carta pela terceira vez no espaço de cinco meses. E tem de ser até sexta-feira. \"Também quero ver o que me vão dizer desta vez\", atira.



PARTILHAR:

Momento «confortável

Câmara e UTAD assinam protocolo