Inaugurada no Convento de São Filipe Nery a exposição de arte sacra ... E o Seu reino não terá fim, do Artista Plástico Santiago Belacqua, composta por 20 quadros (18 óleo sobre tela, 1 acrílico e 1 em aço.

Para Maria do Céu Quintas, Presidente da Autarquia, a exposição de Santiago Belacqua “ traduz, na perfeição, o que pretendemos para este Convento: trazer arte que case bem com este espaço cultural, dinamizá-lo e integrá-lo no roteiro de oferta cultural”.

 

Apresentada Pintura em Seda

Para além da exposição, o evento foi marcado pela apresentação do projecto de pintura em Seda de Freixo de Espada à Cinta, uma ilustração de São Miguel de Arcanjo, Orago da Vila de Freixo de Espada à Cinta.

A este propósito, a Autarca referiu que “desde sempre tivemos o propósito de aliar a tradição à modernidade, porque esse é o único caminho para que a nossa seda seja uma arte que se mostre para o mundo”.

Esta iniciativa, e outras que se seguirão, acompanham o propósito da “criação da uma marca, já registada, e da estratégia de divulgação que permite, por exemplo, a partir de um site exclusivo: yoursilk.pt, de fazer compras on-line e acompanhar todos os acessórios concebidos pelas nossas artesãs”.

Para o Artista Plástico, primeiro pintor a ser convidado a expor no Vaticano, na Chancelaria Papal, sente que foi “descoberto por Freixo de Espada à Cinta - Terras de seda e de descobridores, com quem tenho colaborado no âmbito do FFIL, que me convidou a expor uma colecção de Arte Sacra, na vila que Guerra Junqueiro considerou o melhor lugar do mundo para viver”. Nesta relacção, adianta, “o Município sentiu a minha curiosidade de sentir esta terra, a necessidade de sentir a seda, a matéria-prima que ainda hoje traz brilho a fadas e princesas.

Hoje, depois de 500 anos de culto e cultivo da seda, cá estou eu, a cruzá-la com as minhas cores, num desafio inesperado…mas apaixonante”, concluiu.

 

Santiago Belacqua, radicado em Braga, tem desenvolvido um extenso e reconhecido trabalho de pintura em Arte Sacra " para o Séc XXI", como já foi apelidada.

A exposição estará patente, no Convento de São Filipe Nery, até ao dia 28 de Setembro.



PARTILHAR:

Um morto e quatro feridos em acidente na A4 em Alijó

Investigadores da UTAD analisam as implicações da COVID-19 na resistência a antibióticos