As páginas na Internet dos municípios do Douro revelam “debilidades” na promoção e “falhas” na orientação para o mercado internacional, concluiu um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O trabalho está incluído no “Dourotour - Turismo e Inovação Tecnológica no Douro”, projeto coordenado por Xerardo Pereiro, docente e investigador da UTAD.

Segundo revelou hoje a academia transmontana, em comunicado, no âmbito deste projeto, os bolseiros Gonçalo Mota e Nieves Losada analisaram a imagem projetada pelos ‘websites’ oficiais dos 19 municípios que constituem a sub-região do Douro (NUT III).

De acordo com a instituição, os resultados obtidos pelo estudo revelaram “debilidades na promoção dos municípios através dos seus websites”, relacionadas com “a qualidade” e com a orientação em relação ao mercado internacional, a qual “é nula”, uma vez que “nenhum dos websites oferece informação fiável em outros idiomas além do português”.

Verificaram-se ainda “falhas” relacionadas com a “navegabilidade, aparência e estrutura destas presenças online”.

Em termos de posicionamento dos destinos, a investigação revelou que a maioria dos ‘websites’ municipais oferece “informação sobre os seus recursos mas não sobre produtos turísticos concretos acessíveis ao consumo do potencial visitante”.

O estudo refere ainda que, em muitos casos, “é evidente o efeito nocivo da saturação informativa que a Internet possibilita, que negligência a qualidade em prol da quantidade” e evidência a “ausência de uma estratégia de marketing bem delineada na criação de imagens, discursos e narrativas que sejam capazes de atrair e seduzir visitantes e turistas”.

O “Dourotour”, que envolve uma equipa multidisciplinar de 40 investigadores e 10 bolseiros, pretende fazer um diagnóstico sobre o turismo no Douro, desde os visitantes à oferta turística.

O projeto assenta em quatro linhas de investigação, que estão interligadas. A primeira diz respeito à oferta e a hospitalidade turística do Douro, depois será analisada a imagem, a comunicação e os relatos turísticos do Douro e a procura turística e os efeitos do turismo no Douro. Por fim, o estudo vai abordar o ‘marketing’ digital turístico e as novas tecnologias no Douro.

O estudo sobre os “websites” dos municípios durienses realizou-se no âmbito da linha relacionada com a imagem, a comunicação e os relatos turísticos do Douro.



PARTILHAR:

Buscas reduzidas ainda sem sinal de idosa desaparecida em Bragança

Parque do Tua vai testar reflorestação com método de combate à seca