O bonito, moderno e acolhedor salão do Milford Portuguese Club serviu de palco a este popular certame integrado nas comemorações do Dia de Portugal da
área de Boston, que, diga-se, apresentam um programa que não está de acordo com as activas organizações do norte.
Mário Cardoso rodeou-se de uma boa equipa e conseguiu movimentar a juventude que, independentemente da procura do título, viu-se obrigada a aperfeiçoar a língua portuguesa e a aumentar os conhecimentos culturais e históricos para responder às perguntas.
Américo Madeira Bárbara, cônsul geral de Portugal em Boston, dignou-se honrar com a sua presença o certame, tendo palavras de elogio à juventude presente:
“Vamos preservar a língua portuguesa, como forma de se manter a nossa identidade nos EUA”, disse Américo Bárbara, perante um salão cheio.
“É motivo de convívio e confraternização de gerações, que se orgulham de manter vivas, as raízes, valores e tradições da cultura portuguesa em terras estranhas, razão porque a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas decidiu apoiar a iniciativa e atribuir uma bolsa de estudos à vencedora”, disse Américo Bárbara, fazendo referência ao prémio Miss Cultura, atribuído por aquele consulado.
O cônsul sublinhou a importância do ensino de português integrado no sistema americano do qual somos fiéis pagadores de impostos e como tal com direito a regalias.

As 11 concorrentes
Foram 11 as jovens que desfilaram pelo palco do Milford Portuguese Club, em procura do título ou quanto mais não seja dos prémios a que o concurso dá direito. Só que este ano e pela primeira vez em concursos deste tipo, o juri só viu uma concorrente entre todas as presentes e que segundo ele reunia os atributos para levar os prémios todos. Desde o sorriso mais bonito, ao vestido mais bonito, ao prémio de cultura e a completar o titulo de Miss Dia de Portugal.

Catarina Veludo, 20 anos residente em Peabody e em representação do Luso American Credit Union, estudante de Dermatologia, frequenta o Salem State College.
Jenna Alves, 17 anos, residente em Peabody e em representação do clube Nossa
Senhora da Ajuda, Peabody, estudante no Peabody Veterans Memorial High School.
Tania Melo, 17 anos, residente em Peabody e em representação do Clube Luís de
Camões, estudante no Peabody High School.
Lindsey Milheirão, 20 anos, residente em Somerville e em representação da União Portuguesa Continental, Sucursal 2, estudante do Lassel College.
Estefânia Parada, 21 anos, residente em Ashland e em representação do Sumiko Fashions, Framingham, estudante no Bay Community College.
Carla Sofia Braga, 21 anos, residente em Norwood e em representação do D. Quality Builders, Walpole, estudante no Boston College.
Nilza Loureiro, 23 anos, residente em New Bedford, técnica de Manutenção Electromecânica, em representação familiar (pais e amigos), frequentou a Escola Profissional de Setúbal.
Maryann da Costa, 22 anos, residente em Milford, em representação do Clube Português de Milford, estudante do Framingham State College.
Kristine Kelly Marques, 18 anos, residente em Somerville, em representação da União Portuguesa Continental, Sucursal 60, estudante no Blaine Beauty School.
Sandra Rego, 16 anos, residente em Cambridge, em representação do Clube Desportivo Faialense, estudante no Matignon High School.
Lilia Medeiros, 20 anos, residente em Cambridge, em representação do Al Ponte Asurance Agency, estudante no Salem State College.

As 5 finalistas e acordo com o regulamento, as jovens foram desfilando pelo palco ltrapassando as fases de classificação perante com um públicio que não regateou aplausos às concorrentes.
Houve desfile em fato de banho, apresentação de um video feito com todas as jovens em Newport e aqui tinha por finalidade a votação para a mais fotogénica onde temos oportunidade de meter a colherada anualmente.
De entre o bonito friso das 11 concorrentes 5 foram as mais votadas e como tal com direito às finais.
Tania Melo em representação do Clube Luís de Camões, Peabody; Estefânia Parada, em representação do Sumiko Fashions, Framingham; Carla Sofia Braga, em representação do D. Quality Builders, Walpole; Nilza Loureiro, em representação individual, New Bedford;
Maryann da Costa em representação do Milford Portuguese Club, Milford foram as mais votadas pelo juri no decorrer das fases de classificação e com direito à final.

Parte artística Já repararam o que seria a Catarina Avelar a concorrer a Miss Dia de Portugal? Era vitória à priori. Mas a revelação dos Novos Talentos e este é daqueles que nasce com a pessoa, não esteve em Milford para concorrer mas para cantar. Cantar e de que maneira com o “Power of Love”, a mostrar o potencial de uma voz não muito vulgar nos meios comunitários e que levantou a sala como ela já o sabe fazer, mas com a humildade da menina do coro da igreja do Carmo. Cantou Amália, a pedido da organização em extra programa e foi mais um sucesso a juntar a mais uma grande noite para a Catarina.
Mas a simpatia de New Bedford não estava sózinha. Veio a Suzy, prestes a lançar mais um trabalho, como o PT tem divulgado. Passeou o seu talento pelo palco do Milford Portuguese Club. Já com uma audiência captada através dos seus sucessos musicais, a jovem Susy cada vez que se apresenta em palco mostra evolução pela positiva.
Os jovens Chris & Shawn foi um par de rapazinhos da cidade baleeira que foi até Milford para abrilhantar o festival jovem que tinha por finalidade a eleição da Miss Dia de Portugal. Descobertos pelo concurso “Novos Talentos”, conseguem atrair sobre si a atenção dos presentes, ainda mais pelo facto de cantarem em português, o que é muito bom para jovens daquela idade.
O elenco artístico encerrava com o veterano José Carlos, que, tal como em espectáculos anteriores, esteve igual a si próprio. Já conquistou o seu lugar no mundo musical luso.
Beta Marques e Manuel Borges apresentaram. Se a Berta foi a primeira vez que a vimos a apresentar um certame de Miss Dia de Portugal, podemos acrescentar ter desempenhado bom papel, como aliás já se esperava. Manuel Borges, já não é a primeira vez que o vimos naquelas funções e fez um trabalho igual a si próprio.

Coordenadores do certame Mário Cardoso consegue movimentar um activo grupo de elementos sem os quais não seria possível por de pé aquele certame anual integrado nas celelebrações do Dia de Portugal para a área consular de Boston.
Comissão organizadora: Liana Azevedo, Mário Cardoso, Miguel Cardoso, António Cerqueira, Elizabeth Chaves, António Costa, Anaísa Miguel, Lesley Ornelas, Marisa Reis, Carlos Tavares.
Coordenação e apresentação: Beta Marques e Manuel Borges, apresentadores;
Júri: Rita Santiago, Albano Garcia, Nancy Simão, Teresa Labonte, Luís Carreiro, Luísa Pereira, José Canha. Mesa de contagem: Elizabeth Chaves, Zelia Magliozzi, Susan Carneiro. Ensaiadora, Lesley Ornelas; assistente, Marisa Reis. Coordenador geral, Mário Cardoso.

Classificações

Maryann da Costa
Miss Simpatia

Tania Melo
Miss Fotogenia

Estefânia Parada
Miss História e Cultura

Estefânia Parada
Vestido mais bonito

Estefânia Parada
Cabelo mais bonito

Estefânia Parada
Olhos mais bonitos

Estefânia Parada
Sorriso mais bonito

2.ª dama de Honor
Maryann da Costa

1.ª dama de Honor
Tania de Melo

Miss Dia de Portugal/Mass. 2002
Estefânia Parada



PARTILHAR:

Projecto levado a cabo pela PSP

XVIII Encontro Transmontano