Vila Pouca de Aguiar, em Trás-os-Montes, criou uma Bolsa de Terras e Casas Rurais. Os cidadãos interessados em cultivar um terreno ou comprar uma casa têm assim ao seu dispor uma lista de patrimónios pertencentes a proprietários locais que pretendem arrendar ou vender.

O serviço é disponibilizado pela autarquia da cidade e recebeu o incentivo do Gabinete de Apoio ao Agricultor. O Presidente da Câmara, Domingos Dias, disse que esta \"é uma atividade que implementamos para dinamizar o mundo rural e ajudar a estancar a desertificação\", refere a nota divulgada pela câmara.

Além de ajudar aqueles que procuram constituir vida na região, este programa apoia também as pessoas ligadas à vida no campo, motivando a criação de \"riqueza produtiva\". Até ao momento, a câmara confirma que já deram entrada na Bolsa de Terras e Casas Rurais dezenas de terrenos e vários cidadãos também se mostraram interessados na exploração de áreas rurais no território concelhio.

Com este programa pretende-se fomentar a vida naquela região fortemente afetada pelo despovoamento, ao mesmo tempo que se aproxima a oferta da procura. As inscrições para a bolsa são gratuitas e podem ser feitas na autarquia, mediante a apresentação dos documentos de identificação e da certidão do registo de imóveis.

A nível da exploração, a bolsa permite que os proprietários de imóveis tenham os \"seus haveres cuidados e com rendimentos adicionais\".



PARTILHAR:

Número de emigrantes está a aumentar com a crise

Acabou por ser detido