A Câmara de Vila Pouca de Aguiar vai aplicar cerca de 700 mil euros na reabilitação da antiga estação dos caminhos-de-ferro de Pedras Salgadas, que será transformada em espaço de atendimento turístico, anunciou hoje o município.

O edifício, localizado junto à Estrada Nacional 2 (EN2), vai ser reabilitado para receber a Loja Interativa de Turismo e ainda serviços comerciais, mas a intervenção contempla também a área envolvente que ficará apta para venda de produtos locais, acolhendo ainda um parque de estacionamento.

Segundo referiu a autarquia do distrito de Vila Real, o projeto tem um investimento de cerca de 700 mil euros e resulta da candidatura “Vila Termal Pedras Salgadas – Welcome Center”, submetida ao Programa Operacional Regional do Norte e que conta com cerca de 560 mil euros de financiamento comunitário.

Os objetivos do projeto são a "valorização do recurso água, o incentivo às atividades desenvolvimento de produtos tradicionais e de qualidade e a melhoria da qualidade de vida das populações locais".

O município salientou que a “expansão do centro urbano de Pedras Salgadas irá potenciar a dinamização do setor termal, permitir receber viajantes que percorrem a EN2 ou a ecopista que ocupa o antigo ramal da linha do Corgo e mais turistas que cheguem à região”.

O projeto, de acordo com a câmara, foi objeto de parecer favorável do IP Património, a empresa do grupo Infraestruturas de Portugal (IP) responsável pela gestão do património imobiliário.

Desde a desativação da linha ferroviária do Corgo em 1990, entre Vila Real e Chaves, o edifício da estação de Pedras Salgadas “tem vindo a degradar-se”, refere a autarquia

Atualmente, no topo Norte do edifício funciona uma tabacaria.

A pala de proteção da antiga estação serve também de apoio aos passageiros dos autocarros que usam a paragem ali localizada.

A intervenção prevê a reabilitação do imóvel de forma integral, com a substituição das coberturas, rebocos e pintura de paredes, limpeza de cantarias e substituição dos caixilhos.

A Loja Interativa ocupará um espaço amplo, manter-se-á naquele edifício a tabacaria e será criado um estabelecimento de restauração e bebidas, vocacionado para o apoio ao viajante tanto nas refeições sentadas no interior ou esplanada como na preparação de merendas para a viagem.

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar referiu que a obra já foi consignada e os trabalhos deverão arrancar em breve.

PLI // ACG Lusa



PARTILHAR:

Homem atira-se do viaduto da A24

Hospital da Régua com investimento de 3,5ME para reabrir com “modelo inovador”