Os pais e os encarregados de educação de cerca de 75 anos alunos de três turmas do 9º ano, da Escola D. Sancho II, em Alijó, fecharam, ontem, de manhã, a cadeado, os portões daquele estabelecimento de ensino, em manifestação contra a falta de um professor de Matemática.

O protesto simbólico durou apenas cerca de uma hora e visou chamar a atenção dos responsáveis da escola e da Direcção Regional de Educação do Norte. A situação da falta de professor dura há já quatro semanas.

Eugénia Garcias, porta-voz dos pais e dos encarregados de educação, explicou o problema \"Os alunos de três turmas do 9º ano não tiveram aulas de Matemática durante todo este terceiro período lectivo\". Um problema que os encarregados de educação consideram \"insustentável, porque os alunos terão provas globais dentro de uma semana, e exames nacionais daqui a um mês. Como vão recuperar o tempo perdido?\", pergunta.

Margarida Cascarejo, vice-presidente do Conselho Executivo, disse ao JN, que \"o professor de Matemática foi operado de urgência a uma apendicite aguda e que esteve internado sete dias. Entretanto, está de baixa, pois precisa de recuperar\".

Segundo a professora, \"a primeira docente a ser colocada, em substituição, residente na Covilhã, recusou o lugar. Na semana seguinte, um professor de Lamego, que também já estava a trabalhar a tempo parcial, alegou que não podia abdicar do lugar que está a ocupar, por apenas um mês de serviço. Já na semana passada, um outro professor também acabou por não querer vir\", acrescentou.

Carlos Fraga, da Coordenação Educativa de Vila Real, garante que \"as regras foram todas cumpridas. O problema é que os colegas que foram colocados em três semanas sucessivas recusaram o lugar\". \"Até foi aberta uma excepção que permitiu publicitar a vaga num jornal\", esclarece.

Margarida Cascarejo explicou, ainda, que \"o professor de baixa deverá regressar na próxima semana\". \"Se alguém for colocado através do anúncio, os dois trabalharão em conjunto para ajudar os alunos a recuperar o tempo perdido, pois para o 9ºa no, as aulas terminam já no dia 9 de Junho. Vamos, também, garantir aulas de compensação até ao dia 21 de Junho, altura em que decorrem os exames nacionais\", acrescentou.



PARTILHAR:

Associação de Agricultores

Justiça mais perto